O VII Festival Cultural e III Festa do Peão de Jaguariaíva proporcionou diversão, cultura e conhecimento da história e tradições a milhares de jaguariaivenses e visitantes. Foram cinco dias de festividades comemorativas aos 199 anos do município, realizadas pela administração municipal. Shows e rodeio foram promovidos pela empresa Tulum Entretenimento, vencedora da licitação para realização do evento.

Muita emoção na cerimônia de abertura oficial, 15, com a presença da prefeita Alcione Lemos, que saudou o público e celebrou os 199 anos de Jaguariaíva, junto com autoridades, representante do Clube de Tropeiros Alma sem Fronteiras, organizadores, misses Leonarda, Gabrielle, Stefanie e Mayra e peões, que estrearam o rodeio. Todos então cantaram “Parabéns” a Jaguariaíva, houve queima de fogos e imagem do Cronômetro de Contagem Regressiva para os 200 anos do município, situado na Praça Getúlio Vargas, foi exibido no telão.

Ainda na quinta, 15, com casa cheia, show de Zé Neto e Cristiano embalou o público. De dia houve Café Tropeiro e Cavalgada, seguido de Ato Cívico na Praça Getúlio Vargas, com a saudação da prefeita Alcione, que junto a autoridades e munícipes, registrou a gratidão pela vida após período difícil de pandemia e a retomada do desenvolvimento. Em seguida houve Missa em Ação de Graças, ministrada pelo Bispo Diocesano de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, reunindo as três comunidades católicas do município.

As festividades continuaram com apresentações de grandes nomes da música sertaneja. Sexta, 16, foi noite de “modão", no show Boate Azul, com Gian e Giovani, junto a Edson e Hudson, que apostaram no romantismo e letras que estão na ponta da língua do público.

Dias 14, 17 e 18 o palco foi das duplas Diego e Victor Hugo, Rafael Frare, Fernando e Sorocaba e Kaik e Alessandro. Eles interagiram muito com a plateia e agitaram o recinto com sertanejo raiz, universitário e hits de topo das paradas.

Agito também houve na “baladinha”com DJ’s depois dos shows. Incentivo à doação voluntária de alimentos para o Projeto Vida, instituição local de apoio no tratamento de dependentes químicos, foi dada em dois dias de entrada franca do festival, somando mais de uma tonelada de arrecadações.

História e Cultura

A administração municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), levou ao público um pouco da rica história e cultura de Jaguariaíva, em todos os seus ciclos, e muito do que já foi contado nos festivais anteriores, desde o primeiro em 2011. Tropeirismo, Ferrovia, Matarazzo, Ciclo da Madeira e Ciclo Industrial, Freguesia e a caminhada ao bicentenário, a ser comemorado em setembro de 2023, foram foco dos estandes temáticos, que tiveram inclusive cunho educativo.

Rodeio

Na arena muita adrenalina durante as montarias em touros, tais como “Campo Minado”, “Pirata”, “Dilúvio”, “Traidor” e outros, que dificultaram a vida dos 27 competidores. O peão vencedor foi o jovem Fabrício Rener, de Igaratá, com acumulado de 173 pontos, seguido de Álvaro Boch (Carambeí), Rauy Natan (Estiva Gerbi), Júlio Felix (Boituva) e Agnelo de Castro, de Jaguariaíva. A premiação contou com a participação da prefeita Alcione e outras autoridades. Espetáculos pirotécnicos e animação de locutores de rodeio abrilhantaram aberturas e encerramento das classificatórias.

 

Downhill

As descidas e escadarias de acesso à Cidade Alta, uma das marcas registradas de Jaguariaíva, foram destaque no sábado, 17, e domingo, 18, durante os treinos livres e 5ª Etapa do Campeonato Paranaense de Downhill Urbano de 2022. 

Cerca de 70 pilotos de todo o Paraná participaram. “Somente elogios sobre a nossa cidade! Viramos referência em Downhill Urbano”, conta Anderson de Barros Soares, o Deco, organizador do evento, realizado com apoio da administração municipal, dentro da programação comemorativa. Resultado, com o nome dos vencedores, está disponível no link https://abre.ai/e4b2.

ato-cvico--e-mi...
ato-cvico--e-missa ato-cvico--e-missa
ato-cvico-e-mis...
ato-cvico-e-missa-publico ato-cvico-e-missa-publico
ato-cvico-e-mis...
ato-cvico-e-missa ato-cvico-e-missa
boate-azul
boate-azul boate-azul
cavalgada
cavalgada cavalgada
diego-e-victor ...
diego-e-victor hugo diego-e-victor hugo
downhill-2
downhill-2 downhill-2
downhill-premia...
downhill-premiao-2 downhill-premiao-2
downhill-premia...
downhill-premiao downhill-premiao
downhill
downhill downhill
encerramento
encerramento encerramento
estande-ferrovi...
estande-ferrovia estande-ferrovia
estande-festiva...
estande-festivais estande-festivais
estande-fregues...
estande-freguesia estande-freguesia
estande-mataraz...
estande-matarazzo estande-matarazzo
fernando-e-soro...
fernando-e-sorocaba fernando-e-sorocaba
festival-2
festival-2 festival-2
festival-cultur...
festival-cultural-2022 festival-cultural-2022
festival
festival festival
img_5671
img_5671 img_5671