Em alusão ao Agosto Lilás, mês voltado para a Campanha de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, usuárias dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e outras interessadas da comunidade assistiram a uma palestra alusiva na segunda, 29.

O encontro ocorreu no Centro de Convivência do Primavera, promovido pela administração municipal, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com a Polícia Militar, e apoio da Subseção de Castro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), como ação de reforço ao trabalho constante de prevenção e apoio às vítimas.

As orientações foram dadas pelo sargento da PM José Alderi Bonete Marçal e as soldados Tatiane Mainardes de Oliveira e Maria José da Silva. Foi explicado que as vítimas hoje contam com serviço policial de resguardo de medidas protetivas determinadas pela justiça, além de uma rede de proteção, fortalecendo a segurança das vítimas. Foi esclarecido também que a violência contra a mulher, além de física, pode ser psicológica, sexual, patrimonial e moral. Também falaram da Patrulha Maria da Penha, que já funciona em algumas cidades.

Reforçaram a mensagem de prevenção, proteção e apoio ao enfrentamento dessas situações as representantes da OAB Andreia Torres e Camila Xavier, a psicóloga do CREAS, Tatiane Ferreira, e o delegado Derick Moura Jorge.

O delegado Derick informou que, somente em 2022, já são mais de 100 casos de violência contra a mulher registrados e acompanhados com medidas protetivas no município. Observou que é um problema a ser combatido por todos, visto que os casos não são pontuais e já atingem quase uma ocorrência ao dia.

Denúncias - Levantamentos sobre o problema da violência contra a mulher mostram que mais da metade das vítimas se cala e que na maioria das vezes o agressor é um conhecido. Durante o encontro houve incentivo às denúncias contra a violência doméstica, que podem ser feitas pelas vítimas e ainda por qualquer pessoa.

Em Jaguariaíva as denúncias alusivas podem ser feitas pelo Disque 180. Importante ressaltar que a administração municipal realiza um trabalho contínuo de amparo e empoderamento feminino, oferecendo serviços como assistência psicológica e social, além de integrar uma rede de proteção envolvendo outros órgãos, instituições e serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de enfrentamento ao problema e a garantia de direitos.

thi_1912
thi_1912 thi_1912
thi_1918
thi_1918 thi_1918
thi_1932
thi_1932 thi_1932
thi_1937
thi_1937 thi_1937
thi_1948
thi_1948 thi_1948
thi_1965
thi_1965 thi_1965