A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promove nos dias 23 e 30 de julho ações de impacto no atendimento a diabéticos e hipertensos. Através de busca ativa, via entrega de chamados pelos agentes comunitários, o objetivo é atender exclusivamente diabéticos e hipertensos sem acompanhamento de seu quadro de saúde há mais de seis meses.

No próximo sábado, 23, a partir das 7h, serão feitos exames de hemoglobina glicada no Laboratório Municipal. Os pedidos de exames serão entregues nas casas dos pacientes diabéticos e hipertensos das UBS’s (unidades básicas de saúde) pelos agentes. O chamado segue triagem feita via cadastro das unidades de saúde com o levantamento do público que não procurou acompanhamento nos últimos meses.

Mutirão - Já com o resultado, no dia 30, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, será a hora de diabéticos e hipertensos passarem por consulta médica, revisão de tratamento, aferição de pressão, estratificação de risco e outros procedimentos com equipe multidisciplinar. O mutirão será na UBS Central (Dr. Hélio Araújo de Masi), exclusivo para os diabéticos e hipertensos convocados, ou seja, aqueles que não buscaram atendimento de saúde há mais de seis meses, realizaram previamente o exame no dia 23 e tiveram as consultas agendadas para este dia. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas na UBS mais próxima.