A administração municipal entregou na tarde de quinta, 14, a obra de reforma do Centro de Municipal de Castração. O local destina-se ao fortalecimento do trabalho voltado à redução do índice de abandono de cães e gatos e suas consequências, tais como os maus-tratos, confrontos nas ruas, doenças e agravos à saúde pública.

A prefeita e outras autoridades, servidores municipais e comunidade participaram da entrega oficial do Centro de Castração, onde foram quase R$120 mil investidos, incluindo reforma estrutural do antigo prédio, aquisição de mobiliário, insumos, medicamentos e equipamentos.

Já em funcionamento, o serviço é gratuito para os jaguariaivenses em vulnerabilidade social e responsáveis por cães e gatos abandonados ou resgatados. Interessados devem fazer o agendamento da cirurgia de seus animais de estimação, no próprio Centro de Castração, situado na Rua do Matadouro, 241, Jardim São Roque, em frente à quadra de esportes do bairro. A coordenação do trabalho é de Saúde (SEMUS), via Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.

É importante ressaltar que o procedimento realizado é apenas o de castração, não sendo feitos atendimentos clínicos pelo veterinário à população, atendendo à legislação pertinente à manutenção do serviço. A clínica também recebe animais vítimas de atropelamento ou com ferimentos, que após recuperação, são devolvidos à natureza ou encaminhados às entidades competentes.

Criação - Criada e entregue oficialmente pela administração municipal há 11 anos, como Unidade Médico Veterinária Vitória Axt, o equipamento idealizado com o objetivo de castrar cães e gatos machos e aplicação de anticoncepcional em fêmeas, teve e tem por finalidade diminuir a médio e logo prazo o número desses animais soltos nas ruas dos município.

Mais tarde, em 2018, quando passou a responsabilidade da Secretaria de Saúde, passou a ser denominada Centro Municipal de Castração, que trabalhou posteriormente em conjunto com o Castramóvel, unidade móvel destinada à castração itinerante.

Em 2021, o Centro foi transferido temporariamente para o Condomínio Matarazzo, ao lado do SAMU, para que o espaço original pudesse passar pelas obras necessárias como telhado, substituição de forro, adequação de consultório, sala de pré-preparo, cirurgia e anestesia e esterilização, cozinha, copa e canil, dentro das normas da Vigilância Sanitária, mais pintura e instalações elétricas e hidráulicas. Desde o início do programa foram mais de mil castrações de cães e gatos. Somente neste ano foram 145 animais castrados e 23º injeções anticoncepcionais aplicadas.

thi_8351
thi_8351 thi_8351
thi_8544
thi_8544 thi_8544
thi_8613
thi_8613 thi_8613