Dando sequência ao trabalho de melhoria nas estruturas de educação pública e ampliação do número de vagas na rede, a administração municipal, através da SEDUL (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Logística) iniciou a construção de nova unidade de ensino na Vila Fonseca. No prédio, de dois pavimentos, funcionará a nova escola Walquiria Carneiro Xavier da Silva, com previsão de atendimento de mais de 250 crianças, do Infantil V ao 5ª ano.

Localizada na Rua Florêncio Delgado, esquina com a Rua Cícero Vieira Torres, a nova escola é feita onde antes ficava o prédio em ruínas do antigo Madezatti. Após serviços de demolição e preparação do terreno, estão em construção seis salas de aula, laboratório de informática, brinquedoteca, cozinha, salas multiuso, sanitários, refeitório, sala de vídeo, salas de professores, coordenação e direção, entre outros espaços. A área total ultrapassa 1.500 m2 e o investimento é de mais de R$3 milhões.

Quando concluída a nova Escola Walquíria atenderá dezenas de jaguariaivenses, não só da Vila Fonseca, como também do Lagoão e Jardim Edith, em uma estrutura muito mais adequada e moderna, visto que para a prefeita Alcione Lemos, as crianças são prioridade e investir hoje na educação é preparar o futuro de Jaguariaíva. Além da escola Walquíria, a administração municipal vai construir uma escola no Portal do Sertão, e acaba de entregar a reforma a ampliação do Cemei Pedro Nunes, no Santa Cecília.