A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Vigilância em Saúde (VISA), finalizou neste mês o novo LIRA (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti). A pesquisa, que é parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, teve como resultado o índice de 4,7, classificação de alto risco.

Em comparação ao último LIRA, realizado em janeiro deste ano, e que teve resultado de 1,4, Jaguariaíva passou por um aumento considerável de infestação pelo mosquito, mesmo com as constantes campanhas da administração municipal e trabalho intenso da equipe de agentes de endemias nas residências.

Segundo a coordenadora da Vigilância, Gisele Marins, embora a situação seja de alto risco, o único caso positivo registrado de dengue é importado. Vale lembrar que a prevenção a esta e outras doenças é uma das preocupações da prefeita Alcione Lemos, que tem incentivado constantemente ações rápidas de contenção do vetor no município pela equipe de Vigilância em Saúde. Os principais cuidados na eliminação dos criadouros, no entanto, devem ser tomados pela população.