A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETMA), busca constantemente o desenvolvimento do turismo sustentável e a segurança dos turistas no município, uma das principais preocupações da prefeita Alcione Lemos. Neste sentido, reunião alusiva ao receptivo no Parque Estadual do Vale do Codó foi realizada nesta segunda, 18.

Junto à secretária da pasta Sandra Negrini e equipe técnica, estiveram o chefe da Unidade Estadual do Vale do Codó, Juarez Baskoski, o biólogo Elifaz Harã Rosário Oliveira e o engenheiro civil Michel Zdeski, todos do IAT (Instituto Água e Terra do Paraná). Questões de licença ambiental para o receptivo e implantação de portaria na entrada do parque pautaram os debates.

Segundo a secretária Sandra, IAT e SETMA são parceiros na iniciativa de organização, controle e segurança ambiental e das pessoas na área do Vale do Codó, que apesar de beleza ímpar, precisa de intervenção para visitação regular e segura. Ela e Baskoski esclareceram que, embora a ideia não seja a de proibir a visitação livre, o objetivo do poder público é combater o turismo desordenado, que além de insegurança, causa danos ao meio ambiente.

Após debates na SETMA, o grupo seguiu para a área do parque onde será instalado o controle de acesso e ponto de apoio ao turista na estrada, juntamente com o engenheiro Sérgio Cruz, da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Logística (SEDUL).