A administração municipal, através da Secretaria de Saúde de Jaguariaíva (SEMUS), retoma na segunda-feira (8), a campanha para atualização do cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os próximos meses, as equipes atualizarão os dados dos usuários no Sistema de Informatização do SUS.

Segundo informações da SEMUS, a atualização cadastral é uma determinação do Ministério da Saúde, que estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção primária à Saúde no âmbito do SUS, Programa Previne Brasil, por meio da alteração da Portaria de Consolidação número 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Ou seja, o atendimento a este chamado de recadastramento é essencial para viabilizar todos os atendimentos em Saúde no município, inclusive aplicação de doses de vacinas de qualquer tipo.

Mesmo para quem não utiliza os serviços do SUS para atendimentos clínicos é recomendável a atualização de cadastro e vinculação à equipe de saúde. A SEMUS esclarece que o registro auxiliará o Ministério da Saúde a reconhecer a população de cada município, além de facilitar o acesso ao atendimento, caso o munícipe precise de algum serviço do SUS, como as vacinas.

Nos meses seguintes, os agentes comunitários de saúde farão visitas residenciais para verificação do cadastramento dos usuários, quando deverão ser fornecidos dados pessoais e de saúde, o que permitirá a identificação da pessoa no sistema.

Como se cadastrar - A atualização dos cadastros será feita na Semus (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30), Cidade Alta, e na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha (das 8h às 12h e das 13h às 21h), no Santa Cecília. É preciso apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência no nome do usuário, cônjuge ou responsável. O título de eleitor de Jaguariaíva poderá  ser solicitado para comprovação de residência. A Semus informa que vai contar com jovens aprendizes supervisionados para esta ação, não sobrecarregando assim os profissionais das unidades com esta força-tarefa.

Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha.