Na próxima segunda-feira (08), a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) promove uma “Oficina de Contos Natalinos”. A ação, voltada a professoras e educadoras infantis da rede municipal de ensino, integra a programação do “XIII NATAL PARA TODOS”, dentro do projeto “Natal da Gratidão”.

A oficina natalina será aplicada pelo contador de histórias, João Agner, de Ponta Grossa. Ela será transmitida de forma remota, através do canal do youtube “ABC Projetos Culturais”. Agner adianta que vai abordar a arte de contar histórias e como fazer utilizando os meios digitais sem perder a essência e a magia da narrativa. “É uma oficina que pretende criar um link entre a arte de contar histórias e as histórias reais, depoimentos, principalmente depois da pandemia que nos assolou, tenho certeza que muitos têm história de gratidão para nos contar e que os alunos e professores podem incluir nas atividades de final de ano”, explica.

Este é apenas o primeiro evento em alusão à décima terceira edição do Natal para Todos de Jaguariaíva.  Em dezembro, uma lista de atrações culturais, entre elas, distribuição de cartões de agradecimento entre a comunidade e comércio, cortejo de Natal e Caravana do Projeto Natal da Gratidão pelos bairros está programada.

Segundo o presidente da comissão organizadora do Natal e diretor do Departamento Municipal de Cultura da SMECEL, Vinícius Schadner Pereira, devido aos protocolos sanitários contra a Covid-19, a comemoração do Natal será feita em ambiente aberto, sem aglomerações. Nos dias 6 e 7 de dezembro haverá cortejo natalino e uma caravana itinerante com cinco caminhões temáticos, com artistas e músicos, que passará por vário pontos da cidade. O evento será feito em parceria com a empresa ABC Projetos Culturais.

Em novembro, as escolas e cemei’s participam de atividades pedagógicas, enfocando o enredo do Natal da Gratidão, que visa despertar os valores da fraternidade, amizade e amor. Entre os exercícios estarão cartas natalinas, não de pedidos para o Papaei Noel, mas de agradecimento. Elas poderão ser endereçadas a um colega, familiar, membro da comunidade, entre outras pessoas. Comércio e comunidade em geral também devem ser envolvidos no projeto, através de troca de cartões de gratidão.

Outro destaque será a tradicional distribuição de brinquedos e doces para as crianças. Assim como no ano passado, o Papai Noel vai passar pelos bairros e entregar os presentes. A cidade também ficará iluminada e ornamentada, visando celebrar o nascimento de Jesus Cristo e encantar a todos. A prefeita Alcione Lemos acompanha de perto toda a organização do evento, desde 2009 com a criação do projeto, pensando em dar acesso a todos os jaguariaivenses, sem distinção, à comemoração do Natal e o ensino de seus significados.