Jaguariaíva permanece com as atenções voltadas ao Turismo, atividade cotada como mais novo e promissor ciclo econômico do município.

Com foco nas parcerias público/privado, nesta quinta-feira (4), aconteceu uma reunião entre a prefeita Alcione Lemos, equipes das secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, Comunicação Social, Associação Comercial Industrial e Agrícola De Jaguariaíva, Klabin, Sebrae e Associação de Turismo - Jaguariaíva Melhor do Paraná. A principal proposta foi desenvolver estratégias de comunicação que fortaleçam a atividade turística neste fim de ano, sensibilizando comércio e população para a participação social nos benefícios do turismo para o município.

Em seu discurso, a prefeita Alcione Lemos sintetizou o objetivo comum a ser atingido entre as instituiçõespresentes. “Traçar um caminho seguro para o Turismo Sustentável, esse é o nosso ideal. Como faremos isso? Firmando parcerias com a iniciativa privada e o Governo do Estado, para preparar um município estruturado, receptivo, acolhedor e seguro, tanto para o morador, quanto para o turista, meta na qual nossa administração acredita e trabalha para alcançar”, projetou a prefeita.

Um dos principais temas foi a retomada de visitações no Lago Azul, produto turístico muito procurado em Jaguariaíva. De acordo com a secretária Sandra Negrini, o planejamento para o retorno já está em andamento, com a reestruturação da ponte de acesso e também a criação da portaria. “Após uma reunião com o diretor de Políticas Ambientais do IAT, Rafael Andreguetto, o Governo do Estado disponibilizou quatro servidores para cuidarem da guarita, contudo expôs a necessidade da doação de um contêiner pela iniciativa privada, como determinante para a concretização do controle de entrada no parque”, adiantou a secretária.

Portadora de diversas áreas que atraem turistas, a Klabin foi representada pela Relações com a Comunidade, Marilu Mazurechen. A assistente social reforçou que a empresa tem um forte interesse que o turismo se torne uma atividade ordenada, que seja positiva financeiramente para o município, garantindo a segurança das áreas de preservação.

Em torno da discussão sobre o pertencimento da comunidade ao Turismo, enquanto atividade que beneficia a todos foi sugerido à Aciaja que motive os comerciantes a manterem os empreendimentos abertos durante os feriados e finais de semana, que é quando o turista está na cidade.

Também foi sugerida a capacitação para a recepção destes turistas, propondo locais para visitação, atuando como entusiastas do turismo, pois, de acordo com o operador de Turismo,Carlos Alberto Ornellas Filho, Jaguariaíva tem produtos turísticos para 11 dias de passeio sem repetir atrações. “Quanto mais tempo o turista passa na cidade, mais ele injeta dinheiro no comércio local, é bom para todos”, explicou.

A consultora de negócios do Sebrae, Suellen Pavanelo, que também é turismóloga, esteve presente para discutir a questão das capacitações e aproveitou para elogiar a administração municipal pela iniciativa de encampar a organização da atividade Turística.

O Natal também foi citado como um dos eventos que atraem o turista pela decoração realizada pela administração municipal, principalmente no centro da cidade. A prefeita Alcione citou o evento como uma oportunidade para que os empresários se organizem e também incorporem o espírito natalino, decorando seus comércios e tendo horários alternativos de atendimento.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Adilson Passos Félix, o secretário de Comunicação Social, José Amilton Romão, o diretor de Turismo, Rafael Pomim, o professor Harisson Luiz, e representando a Aciaja, Fábio Dias (presidente), Thiago Banach (tesoureiro) e Vanielle Martins (secretária executiva).