A necessidade de detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama foi o tema das reuniões de final de mês para mulheres famílias beneficiadas com o Programa Família Cidadã neste mês. Através de parceria entre as secretarias de Saúde (SEMUS) e de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), a administração municipal levou a mensagem preventiva a este público feminino.

Foram duas as palestras alusivas, uma no dia 27, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Primavera e outra no dia 28, para usuárias do CRAS Pedrinha, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro. Ambos encontros, realizados com protocolos sanitários contra a Covid-19,  marcaram o início das ações presenciais com o público do Programa Família Cidadã, suspensas desde o início da pandemia. Neste período, no entanto, a SHADS prestou assistência de forma remota e entregou cestas de alimentos do programa aos beneficiários.

Nestas primeiras reuniões as orientações foram dadas pelas enfermeiras Joice de Fátima Custódio Almeida (UBS Dr. Domingos Cunha) e Fábia Correia Aranda (UBS Dr. Américo Faustino de Carvalho). Elas explicaram, entre outros pontos, a importância do auto-exame das mamas e da realização do exame preventivo de câncer de colo uterino, realizado o ano todo nas unidades básicas de saúde do município.

cras-pedrinha-1
cras-pedrinha-1 cras-pedrinha-1
cras-pedrinha-2
cras-pedrinha-2 cras-pedrinha-2
cras-pedrinha
cras-pedrinha cras-pedrinha
cras-primavera-...
cras-primavera-1 cras-primavera-1
cras-primavera-...
cras-primavera-2 cras-primavera-2
cras-primavera
cras-primavera cras-primavera