Não Publicado

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), mantém desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) o Projeto Jaguariaíva Sorriso Infantil. O objetivo é ensinar os pequeninos o hábito da higiene bucal e sua importância. As ações do programa neste ano já foram concluídas.

Devido a pandemia, as atividades relacionadas à saúde bucal, que antes eram presenciais, feitas por uma equipe de Odontologia da SEMUS e parceiros, foram adaptadas para as aulas remotas e híbridas, executadas pelos próprios professores, com a participação dos pais.

As orientações sobre a saúde bucal, com enfoque na prevenção da cárie, com a correta escovação diária dos dentes, beneficiaram as crianças dos cemei’s e das escolas urbanas e rurais.

Em anos anteriores, a SMECEL em conjunto com a SEMUS, levaram às escolas apresentações de filmes, palestras, coreografias e outros atrativos para informar sobre as doenças periodontais, problemas na cavidade bucal, alimentação saudável, riscos causados pelo abuso de doces e guloseimas, entre outros conhecimentos. Por conta dos cuidados contra o novo coronavírus, estas e outras ações, como a prática das técnicas de escovação na própria escola, com distribuição dos kits de saúde bucal, com escova e pasta de dente, fio dental, revista educativa e estojo, também foram suspensas. 

A expectativa, segundo a secretária da pasta, Erla Maria de Mello, é que no início do próximo ano letivo esses materiais sejam distribuídos aos quase 4 mil alunos da rede, aliada a uma programação educativa mais interativa e lúdica para as crianças.

O Sorriso Infantil é mais uma iniciativa da administração municipal, incentivado pela prefeita Alcione Lemos, através da SMECEL, para enriquecimento do ensino oferecido gratuitamente na rede municipal. Parte do plano de ação do Programa Saúde na Escola, ele traz outras realizações associadas à saúde e qualidade de vida dos alunos, imprescindível para o rendimento escolar.

1-ano-a
1-ano-a 1-ano-a
1-ano-b
1-ano-b 1-ano-b
berario
berario berario
img-20210909-wa...
img-20210909-wa0034 img-20210909-wa0034
infantil-iv-a
infantil-iv-a infantil-iv-a
infantiliii
infantiliii infantiliii
infantil iv-b
infantil iv-b infantil iv-b
maternal
maternal maternal