Em fevereiro deste ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta para uma possível terceira epidemia de Febre Amarela no Brasil.

Recentemente, um macaco foi encontrado doente na zona rural de Jaguariaíva e, no dia seguinte, o mesmo estava morto, ele foi levado para um local especializado, onde será comprovada a real causa da morte.

Todavia, com a possibilidade de o animal ter falecido em decorrência de febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a imunização através de campanhas reforçando que o melhor método de prevenção contra a Febre Amarela é a vacinação. Uma única dose oferece a imunidade contra o vírus por toda a vida.

Para atingir a meta de 100% da população imunizada, desde a última semana a UBS Drº Hélio Araújo de Masi tem ficado aberta até às 21h, e em apenas uma semana foram administradas 414 doses. O horário diferenciado continua.

Neste sábado, dia 6, a Secretaria de Saúde realizou também a vacinação na Praça Municipal Getúlio Vargas, onde cerca de 500 pessoas foram imunizadas.

Entre o período de janeiro de 2018 à fevereiro deste ano já foram confirmados 36 casos de febre amarela em humanos no Brasil, sendo a época de janeiro à maio considerada um período sazonal para o aparecimento ou aumento dos casos no Brasil. Por este motivo, desde o ano passado, Jaguariaíva tem investido alto nas campanhas de vacinação, a fim der evitar que a população contraia o vírus.

Estão aptas a serem vacinadas crianças a partir de 09 meses de idade até adultos de 59 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Idosos

A partir dos 60 anos, a pessoa precisa passar por avaliação médica antes de se vacinar, pois neste grupo é maior o risco de reações adversas causadas pela vacina. Os idosos apresentam um envelhecimento natural do sistema imune, o que acarreta em uma maior incidência de efeitos colaterais.

A decisão sobre vacinar ou não o idoso contra a Febre Amarela deve ser individualizada, levando em consideração os riscos e benefícios da vacina. Dessa forma, os idosos que residem ou precisarão permanecer por tempo prolongado em áreas de maior risco para a doença, que têm bom estado de saúde e que não apresentem contraindicações à vacina podem ser candidatos a tomarem a vacina, porém é indispensável uma avaliação prévia.

 

Gestantes

As gestantes não recebem normalmente a vacina contra febre amarela, assim como nos idosos, existe o risco de reações adversas. Entretanto se o vírus estiver circulando próximo a ela, deve ser avaliado o risco benefício da vacinação e, se não houver contraindicações, ela deve ser vacinada.

Mulheres amamentando podem receber a vacina, porém devem interromper a amamentação por 10 dias, mas levando em conta que o ideal é ofertar amamentação exclusiva até os seis meses, o risco benefício deve ser avaliando.

O ideal é que estas pessoas que, devido a contraindicações, não puderem receber a vacina, evitem entrar em áreas de mata, usem sempre repelente e quando necessário mosqueteiro.

Quanto a população em geral, todos devem ser vacinados.

 

CAMPANHA

A UBS Drº Hélio Araújo de Masi continua com seu funcionamento para vacinação até às 21h de segunda a sexta-feira. Nas demais Unidades de Saúde também têm vacinação até as 17h.