Dados do Cadastro Geral de empregados e Desempregados (CAGED) demonstram que Jaguariaíva encerrou os cinco primeiros meses do ano com saldo positivo de empregos. Conforme o balanço, houve 1.432 desligamentos e 2.076 admissões até maio, ficando um saldo de 644 empregos com carteira assinada.

Embora nem todas as vagas tenham sido preenchidas via Agência do Trabalhador em Jaguariaíva, a unidade foi a conexão entre dezenas de desempregados e a tão sonhada vaga no mercado formal de trabalho. Segundo a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho – SEJUF – Regional de Ponta Grossa, foram 211 os encaminhamentos feitos via Agência do Trabalhador de Jaguariaíva no primeiro semestre. “Vale ressaltar que a meta do município seria de 361 colocações no ano, ou seja, em seis meses chegamos num percentual de 58,45% da meta anual”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e vice-prefeito, Adilson Passos Félix.

Outro ponto positivo nestes primeiros meses foi o crescimento na formalização de microempreendimentos individuais (MEI). Somente no Espaço Empreendedor foram abertas 41 MEIS no acumulado desse semestre, totalizando 1.460 MEIS formalizadas no município atualmente. Dessas, 980 possuem cadastro no sistema da Sala do empreendedor da SEDEA. “Isto significa que, de alguma forma, a maioria dos microempreendedores individuais do município já tiveram atendimento pelo Espaço Empreendedor”, observa o secretário da pasta.

Sempre preocupada com geração de novos empregos e fortalecimento da indústria, comércio e serviços, a prefeita Alcione Lemos, observa que os resultados já obtidos neste sentido foram influenciados pelo apoio da administração municipal, seja na intermediação de vagas de trabalho, na assessoria para formalização de MEIS ou na qualificação da mão-de-obra.

“Mesmo em meio à pandemia conseguimos, com protocolos de segurança sanitária, adotar medidas para manter nosso comércio, indústria e empresas prestadoras de serviço funcionando, evitando assim fechamentos e maiores prejuízos aos proprietários e funcionários. Além disso, estamos dando continuidade em nossos cursos de capacitação, como os realizados no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante, e incentivamos a formalização do trabalho autônomo, o que garante a esses microempreeendedores vários benefícios e direitos”, destaca a prefeita. Ela acrescenta que a administração municipal trabalha para oferecer um ambiente propício a novas oportunidades de trabalho aos jaguariaivenses, bem como para a manutenção e o crescimento dos empreendimentos existentes.