Jaguariaíva recebeu no início deste mês o certificado de Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) referente ao ano de 2020, concedido pelo Ministério da Saúde aos municípios que trabalham no fortalecimento da APS.

Mesmo em um cenário de pandemia, Jaguariaíva conseguiu atingir as metas nos sete critérios norteadores do Previne Brasil: atendimento a gestantes, como consultas de pré-natal, atendimento odontológico, exames para sífilis e HIV; também cobertura do exame cipatológico; vacina contra a poliomielite inativada e pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Como resultado do trabalho da administração municipal na atenção primária, Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado e, no cenário nacional, está entre 230 municípios que alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Nos serviços a gestantes, a meta proposta para 2020 foi de 60% e Jaguariaíva alcançou uma média de 62,3%, atendendo a todos os requisitos com sucesso. A nota ou Indicador Sintético Final (ISF) do município foi de 7,02.

A prefeita Alcione Lemos comemorou o resultado e ressaltou que a certificação na APS é importante para o repasse de recursos ao município, isto porque, desde 2019, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é pago de acordo com o alcance dos indicadores. “Este conjunto de metas no qual Jaguariaíva é destaque não é somente um medidor da Atenção Básica, mas também um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios, através do pagamento por desempenho. Sendo assim, quanto melhor está nosso serviço de saúde, melhor ele tende a ficar, porque temos profissionais e gestores sérios, capacitados e comprometidos com a saúde da família jaguariaivense”, afirmou.

“Nossa expectativa, com a continuidade deste trabalho, é melhorar ainda mais o atendimento à população, otimizando e ampliando os serviços da Saúde”, completou a prefeita.

A secretária de Saúde, Amália Cristina Alves, salientou que, desde o início dessa nova modalidade de financiamento, as equipes buscam identificar pontos a serem melhorados para que as metas sejam atingidas. “Durante esse processo foi muito importante a organização da equipe para registrar e enviar dados por meio do Sistema de Informação em Saúde, bem como planejar o trabalho e monitorar o desempenho a cada quadrimestre. Como resultado de tudo isso, o objetivo é um só, oferecer o melhor atendimento à nossa população”, finalizou.

A premiação foi recebida em Curitiba, pelo chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva,representando Castro e Jaguariaíva, os municípios da regional que obtiveram o certificado do Ministério da Saúde.