Jaguariaíva recebe a visita de mais um secretário de Estado, desta vez o de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

A visita teve início na quinta-feira, 8, no Gabinete da Prefeita Alcione Lemos, que junto com os secretários municipais, de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini, de Desenvolvimento Urbano e Logística Gil Lorusso, de Governo, Ghiovanny Lorusso, e o diretor de Turismo, Rafael Pomim, receberam o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, que veio atraído por um dos projetos turísticos idealizados pela atual administração.

Na oportunidade foi apresentado ao Secretário projeto para a revitalização e pavimentação de estrada rural no bairro Jangai, onde terá início um dos projetos turísticos da gestão Alcione Lemos, o Caminhos do Sertão, que pretende, além de oportunizar a comercialização de produtos e artesanatos dos moradores daquela localidade, atrair cada vez mais turistas para a região. “O Jangai será o pioneiro, mas a ideia é levar o projeto a outros bairros, traçando uma rota turística que beneficie outras comunidades, fortalecendo cada vez mais nosso compromisso de levar à zona rural os mesmos benefícios e oportunidades da cidade”, disse a Prefeita, que ressalta ainda “o fortalecimento e importância da parceria entre município e governo do estado, resultando em bons frutos para toda a Jaguariaíva”.

Entusiasta de bons projetos, o secretário Ortigara veio, não apenas hipotecar apoio ao projeto, mas principalmente firmar parcerias e compromisso com a administração municipal, no sentido de colocar em prática a ideia de transformar aquela comunidade em um novo point turístico na região, aproveitando as belezas e as peculiaridades do local. Ainda na quinta-feira, acompanhado pela prefeita Alcione, a secretária Sandra e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Adilson Passos Félix, uma rápida visita ao Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, único na região, com a presença de autoridades municipais, entre secretários e vereadores, que fizeram questão de comparecer fortalecendo o projeto e recepcionando o Secretário.

Na sexta-feira, no Jangai, o Secretário Ortigara pôde constatar o potencial do local, assim como a Capela N. Sra. Aparecida e entorno, e junto com lideranças ligadas às comunidades rurais e ao turismo, observou o interesse do município em alavancar o setor, transformando Jaguariaíva em importante polo turístico, aproveitando as belezas e as peculiaridades de cada local.  Bastante positivo, o Secretário mostrou não apenas interesse, mas pressa para firmar convênio que libere recursos para a pavimentação de três quilômetros em poliedro irregular, com calçadas e meio fio de estrada rural no Jangai, beneficiando produtores e comunidade, além de atrair cada vez mais visitas para a região que se encontra em verdadeira ebulição nos mais diferentes setores.

Para a secretária Sandra Negrini, “todos os esforços são direcionados ao propósito de fomentar o turismo no Jangai, dando início ao projeto Caminhos do Sertão, da prefeita Alcione, que fortalecerá o turismo rural em Jaguariaíva, abrangendo outras comunidades”, destacando, igualmente, a importância da parceria com o governo do estado, buscando, nesse setor, alavancar o município no cenário estadual.

Além das equipes das Secretarias envolvidas nesse projeto, estiveram presentes o chefe de Núcleo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Marcelo Ferreira Hupalo, representante do IDR Paraná em Jaguariaíva, Edo Rodrigues Mota, presidente do Sindicato Rural de Jaguariaíva, José Luiz da Fonseca Pereira, o diretor do Colégio Estadual do Campo Milton Sguário, Edson Paulino, os produtores rurais, Marcorélio Luiz Otto e Nelzira Otto, os coordenadores da Capela N. Sra. Aparecida, Carlos Roberto e Viviane Carpinski, Paulo Wyss, diretor executivo do Grupo Sengés, e o coordenador de Planejamento Ambiental, também da Sengés, Rafael de Jesus Antônio.

secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_1 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_1
secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_2 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_2
secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_3 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_3
secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_4 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_4
secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_5 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_5
secretariao_est...
secretariao_estado_agricultura_abastecimento_6 secretariao_estado_agricultura_abastecimento_6