A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria de Finanças e Orçamento (SEFIP), abriu durante todo o mês de junho canal na internet para recebimento de sugestões no Orçamento Participativo, onde qualquer munícipe poderia sugerir diretrizes para o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. Encerradas no dia 24, as participações foram tabuladas pela equipe da SEFIP e já servem de diretriz para a administração municipal.

Foram 155 os respondentes, que sugeriram várias ações nos diversos segmentos propostos. A prefeita Alcione Lemos destaca que, devido às necessárias medidas de isolamento social, não foi possível fazer um audiência pública, contudo, através da internet, as pessoas tiveram a chance de pensar no município como um todo, analisando cada área e sugerindo ações em prol da melhoria coletiva. “Mesmo em tempos de pandemia abrimos importantes canais para a participação popular, dando oportunidade de todos participarem, enviando sugestões nas mais diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura e outras”, enfatiza.

Segurança Pública foi a área com mais citações de investimento (29%), tendo sugestões mais voltadas ao anseio de vigilância de espaços públicos. Em seguida vem o Turismo com outros 25,8%, sendo a elaboração do Plano Municipal de Turismo o mais indicado. Em terceiro ficou Trabalho e Renda, com 20,6% das pontuações, sendo o incentivo à instalação de novas empresas e apoio na qualificação de mão-de-obra as questões mais recomendadas.

As sugestões do Orçamento Participativo estão registradas pela SEFIP e são uma forma de direcionamento e consulta para o desenvolvimento das ações da administração para quatro anos, sempre respeitando os recursos disponíveis, e a viabilidade dos apontamentos feitos pelos cidadãos. Informações desta participação também poderão contar em ações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde ficam definidos os valores a serem gastos em cada ação proposta.

Segundo a prefeita Alcione, muitas das ações ou propostas para investimentos, feitas através do Orçamento Participativo, já estão contempladas e viabilizadas no planejamento da gestão municipal para os próximos anos. “Outras, que não têm recursos próprios, buscaremos convênios e parcerias para sua concretização”, acrescenta.