A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA), com o objetivo de apoiar o produtor rural, realiza a vacinação de bovinos contra brucelose. Além da supervisão veterinária, o município disponibiliza agora doses da vacina para os criadores. A ação faz parte do Programa Jaguariaíva Livre da Brucelose, retomado pela administração da prefeita Alcione Lemos.

A vacinação contra brucelose é de dose única e deve ser feita em novilhas de três a oito meses para proteção dos animais e também para evitar o risco de autuação pelas autoridades sanitárias. O procedimento só pode ser realizado sob responsabilidade de médico veterinário cadastrado junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR.

Segundo informações da SEDEA, desde o mês de abril já foram atendidos com o programa os bairros Chapadão, Lanças e Gentil, num total de 35 novilhas vacinadas. A vacina é de dose única, oferecendo uma proteção de 75 a 80%.

O veterinário Cássio Alves Schmidt, da SEDEA, alerta para a importância do procedimento. “A brucelose é uma zoonose com grande importância para a saúde pública, além de causar grande impacto na produção de leite e carne, por isso, você produtor rural que tenha novilhas de três a oito meses de idade, procure a SEDEA para agendar o dia e horário da vacinação sem nenhum custo”, orienta. A SEDEA fica na PR-151, Km 213, e atende pelo telefone 3535-7935.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária fica próxima ao Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, margens da PR-151.