O Projeto Ação Educativa no Museu é desenvolvido pelo Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), desde 2010, no qual os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino realizam a visitação ao Museu Histórico Municipal "Conde Francisco Matarazzo".

Com o objetivo de conhecer o local e as exposições, os alunos são recepcionados pela historiadora Plicila de Brito, que conduz os alunos e discorre sobre a temática das exposições.

Devido à pandemia, em 2021, com as restrições e medidas de prevenção à COVID-19, o projeto foi gravado no Museu para ser trabalhado com os alunos nas instituições, em modalidade remota, através do YouTube.

No vídeo, a historiadora discorre brevemente sobre as Indústrias Matarazzo em Jaguariaíva, também informando sobre a exposição comemorativa aos “10 Anos de Exposições” no local.

A secretária Erla Melo tem garantido que os projetos lúdicos tenham continuidade, mesmo que de forma remota, para manter o andamento do aprendizado dos alunos.

O diretor de Cultura Vinícius Schadner Pereira informa sobre as adaptações para realização dos projetos que, inclusive, fazem parte do currículo escolar do município.

Para assistir ao vídeo, acesse o link.