O Estado do Paraná registra um grande número de casos de dengue. Em Jaguariaíva já são várias as notificações de pacientes positivados, registrados pela Vigilância em Saúde. Com a necessidade de sensibilizar a população sobre o perigo desta doença, as escolas e cemei’s têm realizado atividades preventivas à disseminação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), as ações não se restringem só ao 9 de março, “Dia D da Dengue”. No decorrer do primeiro trimestre letivo foram desenvolvidas mais ações alusivas, atingindo o público de cemei’s e escolas.

As instituições de ensino abordaram em suas aulas remotas, desenvolvidas assim devido à pandemia, sobre os cuidados que a população deve ter para que o Aedes aegypti, que transmite também a Zica e chikungunya, não se prolifere. Também houve orientações sobre como identificar sintomas dessas doenças.

Aulas diversificadas com vídeos, áudios e materiais pedagógicos diversos foram os recursos utilizados pela equipe docente. Com dedicação e carinho eles conseguiram atingir o objetivo de sensibilizar alunos e familiares para a prevenção.

Segundo as mensagens educativas da equipe da SMECEL, com relação à dengue, Zika e chikungunya,  toda a população deve ter o sinal de alerta sempre ligado. “É preciso seguir o exemplo das crianças da rede municipal de ensino e fazer sua parte para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, orienta a SMECEL.