A administração municipal realizou nesta segunda-feira, dia 26, o relançamento do programa Feira Verde.

Sob a nova bandeira “Cidade Limpa, Vida Saudável”, o programa ganhou um novo formato e toda elaboração do projeto foi acompanhada pela prefeita Alcione Lemos, juntamente com a secretária Sandra Negrini e sua equipe, que uniram em um só programa ações educativas, sociais, ambientais e econômicas.

Adaptado para situação de pandemia, o programa está melhor e com mais variedades de produtos, contudo, continua com uma forte essência social, cujo objetivo é oportunizar a todos o acesso à alimentação saudável. Outra diretriz norteadora do Feira Verde é a proteção ao meio ambiente, através da destinação correta do lixo, que vem ao encontro das atividades e assuntos executados na nova pasta que sedia o projeto, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETMA).

A compra dos produtos é feita por licitação, na modalidade chamamento público, voltada a pequenos produtores, dando destinação à produção do homem do campo.

Através da reciclagem, que é o reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo, o município proporciona a geração de renda para os catadores de recicláveis.

Com cunho educativo, o Feira Verde é tema entre os alunos da rede municipal de ensino, que já crescem conscientes da importância da separação correta do lixo para manter a cidade limpa e preservar a natureza.

Em apenas dois dias foram atendidas quase 200 famílias e distribuídos mais de 650 Kg de alimentos, além dos recicláveis recolhidos que somam mais de 2,6 toneladas.

Mais variedades - Os produtos são derivados da Agricultura Familiar, onde 36 produtores estão fornecendo em formato de licitação. O valor inicial destinado pela administração na aquisição dos produtos foi de R$ 407 mil.

Com uma cartela de produtos ampliada, o Feira Verde agora conta com mais de 30 variedades em produtos, incluindo hortaliças, legumes e frutas.

Para evitar entraves na fila, os produtos já são entregues embalados em kits prontos, cada kit possui dois quilos de hortifrútis variados. Cada família pode trocar recicláveis equivalentes a até 10 quilos de alimentos, o que corresponde a cinco kits.

Para facilitar o trabalho dos separadores, agora só serão recebidos materiais higienizados, sem resquícios de alimentos sólidos ou líquidos.

Novo local - A equipe da SETMA realizou a revitalização no novo espaço (antiga Sama) que abrigará toda logística do programa, recebimento de produtos, contagem, armazenamento e saída de alimentos. O prédio recebeu pintura, instalação de pranchões e freezers.

Para promover a economia, a equipe de 15 pessoas é formada por servidores da SETMA e funcionários de diversas secretarias que, por conta da pandemia, tiveram suas atividades pausadas, como motoristas da Educação, servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Logística(SEDUL).

Para a pesagem dos recicláveis, a administração adquiriu uma nova balança.