Com o registro de casos importados e autócnes de dengue, a Prefeitura de Jaguariaíva, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, entre elas as nebulizações com inseticida. Para complementar, visando aumentar o engajamento da população na eliminação de possíveis criadouros desse vetor, na quinta-feira (15) houve uma atividade especial no bairro Pedrinha.

Os agentes distribuíram folhetos com orientações preventivas à dengue e promoveram uma limpeza nas imediações da Rua Ari Martinski. Foi recolhido um caminhão cheio de lixo. Além disso, vários bloqueios, que são as nebulizações com inseticida, já foram realizados, além de trabalhos técnicos de levantamento de infestações, visitas para orientação e limpeza.

Entre os mais recentes bloqueios realizados estão os do bairro Primavera e Cidade Alta nos últimos quinze dias. No Primavera os imóveis  que receberam inseticida foram os das ruas Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Professora Ivani Pinheiro Zanão, Mário Loureiro, Francelina Sampaio, Londrina e Cascavel. O bairro já teve atuação semelhante em outros pontos, nas imediações da residência de enfermo.

Já na Cidade Alta, também pela segunda vez, houve nebulização, agora nas ruas José Gusmão, Fortunato Pedroso Rocha Pombo, João Perneta, Sebastião Xavier Sobrinho e Eurides da Cunha.

Panorama – Segundo o boletim epidemiológico atual, já são 22 as notificações de dengue no município, sendo 15 casos descartados. Cinco foram confirmados como importados e dois como autócnes (contraídos no município). O índice de infestação predial (LIRA), entre 4 e 8 de janeiro, ficou em 1,8, subindo para 3,1 entre 5 e 9 de abril. Este é o indicador de medição do risco de adoecimento da população pelas doenças dengue, chikungunya e zika.

No trimestre os agentes de endemias já visitaram quase 18 mil imóveis, eliminando 3.471 depósitos de água. As larvas do Aedes aegypti encontradas foram 2.879 e os bloqueios com inseticida foram 19. A orientação da Vigilância em Saúde é a de que tomem cuidado e ajudem no combate aos criadouros do mosquito, que são o lixo e os recipientes que podem acumular água nos quintais.