Não Publicado

Há poucos dias de completar um ano da interrupção das aulas no modo presencial, devido à pandemia da COVID-19, a rede municipal de ensino de Jaguariaíva está se preparando para receber os alunos em sala de aula novamente.

Nesta semana, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), publicou o “Protocolo de Biossegurança de Rede Municipal de Ensino Para o Retorno das Aulas Presenciais”, que atende a dispositivos legais do Governo do Estado e do MEC (Ministério da Educação), em conjunto com o documento elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (VISA) do município, “Orientações de afastamento e monitoramento de casos suspeitos e/ou confirmados nas instituições de ensino públicas e privadas do Município de Jaguariaíva”, nos documentos constam as medidas que devem ser adotadas para que o retorno aconteça.

O Protocolo de Biossegurança apresenta orientações a respeito da organização das salas de aula, controle de temperatura e constante verificação de possíveis sintomas, tanto da equipe de trabalho (professores, serviços gerais, merendeiras, coordenação, direção) quanto dos alunos, obrigatoriedade quanto ao uso da máscara de proteção e a sua troca durante o período das aulas, higienização dos ambientes, uso de epi’s (máscara, frasco individual de álcool em gel, protetor facial, avental, touca, luvas, squeeze individual), entre outros.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla Maria Ribeiro de Mello, ainda não tem uma data certa para o retorno das aulas presenciais, que pode ocorrer nos próximos dias. “Para que possamos definir se o retorno acontecerá ou não, é necessário que os pais se dirijam às instituições de ensino onde seus filhos estão matriculados para assinar o termo permitindo ou não suas participações nas aulas”, afirma.

Importante salientar que a participação de forma presencial não é obrigatória. Os pais que permitirem a presença dos filhos em sala de aula devem assinar o “Termo de Compromisso de Cumprimento de Diretrizes Estabelecidas no Protocolo de Segurança / COVID19”, aqueles que preferem que os filhos permaneçam somente no ensino remoto devem assinar o “Termo de Ciência”. O limite para ocupação das salas de aula será de 30%, neste primeiro momento.

 “Se o aluno participará ou não das aulas presenciais é uma decisão dos pais. As escolas e cemei’s estão preparadas para receber as crianças e a administração municipal está empenhada para que o retorno ocorra da melhor forma possível”, acrescenta a secretária da pasta.

Nos cemei's somente os alunos do Infantil IV, que o ensino é obrigatório por lei, poderão participar das aulas presenciais.

Para acessar o Protocolo na íntegra é só clicar aqui e para acessar o documento com as orientações da VISA, clique aqui.