A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Departamento de Vigilância de Saúde, divulga nota informativa a respeito do Coronavírus (COVID-19). A nota informa que até o momento, dia 12 de março, o município de Jaguariaíva não apresenta nenhum caso suspeito da doença.

Através de informações repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a nota informa que 6 casos estão confirmados no Estado, sendo 5 no município de Curitiba e 1 em Cianorte. E até o momento do fechamento da nota o Brasil contabilizava 60 casos confirmados e 930 suspeitos.

A nota também informa que os sinais e sintomas do Coronavírus se assemelham a um resfriado, sendo eles: febre, tosse e dificuldade para respirar. Para ser considerado caso suspeito a nota informa que existem 2 situações, além de apresentar os sintomas mencionados anteriormente, é necessário que o paciente tenha histórico de viagem para local com transmissão local em no máximo 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, ou histórico de contato a paciente com caso suspeito em no máximo 14 dias antes de apresentar os sintomas.

Para o diagnóstico do Coronavírus é feita a coleta de material respiratório que será enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os casos são confirmados após a análise pelo Lacen.

Segundo a Semus é importante manter a calma, evitar o pânico e evitar disseminar Fake News. Caso apresente sintomas e se encaixe em alguma das situações de casos suspeitos procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o Hospital Carolina Lupion (HCL). Evitar aglomeração de pessoas, sempre higienizar bem as mãos e utilizar o álcool em gel, não compartilhar objetos de uso individual, sempre cobrir o rosto quando tossir e se manter em alerta.

Para ter acesso à Nota na íntegra é só acessar o link.