Nesta segunda-feira, dia 3, cerca de 300 professores, gestores, educadores infantis e sociais foram recepcionados para darem início a mais um ano letivo. A I Semana Pedagógica de 2020 conta com quatro dias de capacitação para a equipe que atua na rede municipal de Jaguariaíva.

Além dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SMECE, educadores do Desenvolvimento Social também participaram deste primeiro dia de palestra. O evento da secretaria liderada pela vice-prefeita e secretária Alcione Lemos, foi prestigiado pelo prefeito José Sloboda, os secretários de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Humezu, de Saúde Amália Cristina Alves, de Comunicação Social, José Amilton Romão, de Agropecuária e Meio Ambiente, José Marcos Pessa Filho e pela procuradora do município, Tânia Maristela Munhoz, além de diretores e funcionários de diversas pastas.

A abertura do evento contou com um parâmetro ilustrado do salto que a Educação do município deu nos últimos anos, sendo notável aos presentes os avanços em estrutura, recursos e qualidade do ensino ofertado desde 2009.

Durante a abertura do evento, o prefeito Sloboda falou sobre a importância do constante aprendizado pelos profissionais que ensinam, também do reconhecimento para com a equipe que forma a Educação do município, responsável pelas mudanças ao longo dos anos.

A vice-prefeita Alcione Lemos fez um discurso sobre o valor do ensinar e aprender e como cada passo na Educação se torna um salto para uma sociedade cada vez mais evoluída.

A diretora de Educação, Andreia Valentim, discursou sobre os desafios da sala de aula e o sentimento que deve estar sempre presente em um profissional da Educação, a paixão por ensinar.

Ainda durante a abertura, o analista de Responsabilidade Fiscal da Arauco, Luis Cláudio Jesus, explanou sobre a parceria entre a empresa e a prefeitura municipal, reforçando o compromisso socioambiental da Arauco com a formação dos alunos.

Na palestra com o tema “Mestre: Aquele que transforma saber em espanto”, o palestrante Robson Lima, especialista em Língua Portuguesa, Literatura, Leitura de Múltiplas Linguagens, Relacionamento Interpessoal e Crítico Literário, explorou de forma interativa e bem humorada a história do ensino e a importância do “ser” tanto para o professor, quanto para o aluno.

Na terça-feira, dia 4, três frentes de formação serão ministradas para diferentes públicos, Workshop sobre Alfabetização para 101 Professores do Infantil 4, 5, 1º e 2º ano; Formação ABC Digital para 61 professores do 3º, 4º e 5º ano; e Formação Gênese para 80 Educadores da faixa de 0 à 3 anos.

Na quarta-feira, dia 5, 73 professores do Infantil 5, 1º e 2º ano participam da Formação ABC Digital, enquanto 61 professores do 3º, 4º e 5º ano participam da Formação Gênese.

Na quinta-feira, dia 6, acontece a Formação Bacia Escola, que será ministrada pela Klabin a 20 professores dos 3º ano. Com intuito pedagógico, o projeto deve entrar em execução envolvendo as turmas municipais do Ensino Fundamental I. A aula será acompanhada por um guia capacitado e os alunos receberão EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Além da capacitação que será ofertada aos professores, conteúdos pedagógicos gerais e um material exclusivo de Jaguariaíva foram elaborados pela Klabin. A Bacia funcionará como um laboratório ao ar livre para aprendizagem em hidrologia florestal e meio ambiente, incluindo visita às instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

No dia 7, os profissionais se reúnem nas nove escolas de Ensino Fundamental I, seis Cemeis e cinco escolas rurais do município para o planejamento das aulas, que iniciam no dia 10, próxima segunda-feira.