Na última semana o diretor do Paraná Turismo, Rafael Andreguetto, acompanhado da turismóloga Alessandra de Paula Xavier, representante da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) Waldirene Meneguetti Luiz e do representante da SEJUF (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho) Eliseu Rocha, esteve no gabinete do prefeito José Sloboda para reforçar o apoio do Governo do Estado ao desenvolvimento comercial do Turismo de Jaguariaíva, colocando à disposição alguns incentivos do Estado à atividade.

Entre os assuntos debatidos foi citada a implantação de sinalização turística nos pontos mais visitados do município, a fim de oferecer ao turista a rota mais viável e com mais acessibilidade, ao passo que identifica com precisão o destino proposto. A secretária de Planejamento, Nara Giselle Bueno, que também participou da reunião, pontuou que o plano de sinalização já está na Secretaria de Infraestrutura e Habitação.

Apontado como o setor que se tornará a atividade econômica mais rentável no município em alguns anos, o Turismo de Jaguariaíva tem alcançado bons resultados, como estar entre os 12 municípios dos Campos Gerais inseridos no Mapa do Turismo, além de compor os 13,36% dos municípios do Paraná avaliados na categoria ‘C’, uma ótima avaliação, de acordo com o diretor Rafael Andreguetto, que salientou critérios como hotelaria, recepção e estrutura do município como fatores imprescindíveis na hora de atrair o turista e manter uma boa colocação. “Não basta trazermos o turista, é preciso fidelizá-lo, e para isto, o município precisa ter estrutura antes de qualquer tipo de promoção, para que o visitante encontre um ambiente que o faça voltar, ou ao menos, avaliar a cidade positivamente”, pontuou.

A criação de um plano diretor que identifique todas as áreas de interesse turístico também foi apresentada como determinante para fomentar o turismo, bem como a padronização e cadastramento dos serviços de hotelaria, alimentação e ampliação dos pacotes de monitoria turística. De acordo com Rafael, o plano também projeta com mais precisão como será Jaguariaíva daqui a alguns anos, o impacto do turismo na economia do município.

O presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e proprietário da Adventurous Friends, Carlos Ornellas, é um dos empresários que tem investido no setor e também esteve na reunião. Representando o setor privado e o Conselho, ele salientou a importância da parceria público/privada para viabilizar as ações no setor.

No município a interação entre o Legislativo e Executivo também ocorre, por meio do ingresso da vereadora Sandra Negrini no COMTUR, ela também esteve presente na reunião e apresentou demandas que considera importantes para estruturar as áreas visitadas no município.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Delgado, relembra o trabalho intenso realizado acerca da divulgação e estruturação do Turismo e ainda, que Jaguariaíva hoje está à frente de muitos municípios por já ter um departamento estabelecido no setor e um Conselho Municipal, que tem se mostrado atuante nas políticas de desenvolvimento dos incentivos à atividade.

O prefeito José Sloboda, juntamente com sua equipe, foi convidado a participar do próximo Salão do Turismo, que acontece em Ponta Grossa no mês de outubro. De acordo com o diretor do Paraná Turismo, serão apresentadas linhas de créditos para os municípios, workshops de mídias sociais, fóruns e ferramentas para empreendedores, por meio do Sebrae.