O Castramóvel, projeto que funciona desde maio em Jaguariaíva na UBS Doutor Hélio Araújo de Masi, no centro, começou o atendimento nos bairros, facilitando o acesso dos moradores. O primeiro contemplado é o Primavera, bem como as localidades do entorno como a Vila Kennedy e Bela Vista. Na segunda (16) a unidade realizou vários cadastros para início das cirurgias nesta terça (17).

Com o Castramóvel a população conta, de forma gratuita, com a castração de cães e gatos, visando o controle populacional destes no município. São atendidos animais de proprietários de baixa renda, resgatados, adotados, comunitários ou encaminhados através de ONGs.

Todos os animais que passam pelo processo de esterilização recebem um microchip e são incluídos em um registro geral de identificação animal. “É importante salientar que este programa não visa o atendimento clínico dos animais, tendo em vista que os recursos do SUS são destinados à promoção de saúde humana, como a prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, como por exemplo, a raiva”, explica a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves.

Embora o Castramóvel esteja temporariamente anexo à Unidade Básica de Saúde Domingos Cunha, no Santa Cecília,  os moradores de outras localidades podem cadastrar seus animais e agendar a castração gratuita.  Os documentos necessários são CPF, comprovante de endereço e CAD-Único. Em breve a unidade em outros bairros a fim de atender toda a população.

O Castramóvel foi implantado pela Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, com recursos iniciais de aproximadamente R$98 mil do Governo do Estado, e está funcionando via Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Departamento de Vigilância em Saúde, que coordena o Programa de Controle Populacional de Animais e Prevenção de Zoonoses.

Além da castração para controle populacional animal, o programa promove a conscientização dos proprietários quanto à guarda responsável. O objetivo é reduzir o índice de abandono e suas consequências, tais como os maus tratos, doenças e agravos à saúde pública.