A programação comemorativa aos 196 anos de Jaguariaíva encerra nesta noite de domingo (15) com um grande show gratuito com o Alexandre Pires e final das montarias em touro. A atração musical hoje, dia do aniversário, é oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal, favorecendo o acesso de todos ao recinto de festa, no pátio da Estação Cidadã, que terá portões abertos a partir das 18 horas.

Assim como no ano passado, a Festa do Peão foi terceirizada, com o objetivo de trazer mais economia os cofres públicos. Com isso outros três shows com estrelas da música foram realizados pela vencedora da licitação, com entrada a preços acessíveis. Foram eles Felipe Araújo, na quinta (12), Jads e Jadson na sexta (13) e Eduardo Costa, no sábado (14), todos com sucesso de público.

Na virada do dia 14 para o dia 15, antes da apresentação de Eduardo Costa, houve show pirotécnico silencioso e milhares de pessoas cantaram o hino de Jaguariaíva. Isso ocorreu de forma mais informal, com luzes de celular acesas, marcando o motivo principal da festa, que é a comemoração dos 196 anos da cidade, com valorização de suas raízes culturais, belezas naturais e sua gente. O ato simbólico contou com a participação do prefeito José Sloboda, a primeira-dama Cleia, e a secretária de Educação, Cultura e Esporte e a vice-prefeita, Alcione Lemos.

A programação comemorativa deste domingo incluiu ainda o Trilhão Jaguariaíva, com participação de cerca de 400 motociclistas, partindo do pátio do Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, cavalgada partindo do Parque Rui Cunha, e missa na Praça Getúlio Vargas durante a tarde, inclusive com parabéns e distribuição de bolo pela paróquia Bom Jesus da Pedra Fria.

Antes do show de encerramento hoje, marcado para meia-noite, quem quiser saber um pouco da história de Jaguariaíva pode passar pelo espaço do Festival Cultural, montado logo na entrada do recinto da Festa do Peão. Objetos, imagens e monitores treinados divulgam neste local informações sobre os ciclos do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo, madeireiro e elevação à Freguesia. Na festa também há praça de alimentação e parque de diversões. Além dos momentos festivos, a programação da semana de aniversário do município apresentou a entrega de várias obras para a melhoria da infraestrutura da cidade, feitas com recursos próprios e também com a busca de verbas estaduais e federais, graças às certidões negativas que o município mantém.