Nesta semana, em que Jaguariaíva completa 196 anos, também se comemora uma importante data para a região. Trata-se dos 60 anos de fundação do Hospital Municipal Carolina Lupion. Ato oficial comemorativo ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) na entidade.

Participaram da cerimônia o prefeito José Sloboda, a vice-prefeita, Alcione Lemos, o deputado federal Pedro Lupion, o deputado estadual Nelson Justus, o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, a Secretária de Saúde, Amália Alves, o diretor do hospital, Josias Zacharow Pedroso, vereadores, entre outras autoridades municipais e eclesiásticas, além de funcionários do hospital e membros da comunidade.

Mais do que comemorar a existência, o encontro serviu para reforçar parcerias e valorizar a contribuição de pessoas que ajudaram no início e desenvolvimento da instituição. Esses gestos foram simbolizados com o resgate histórico da instituição, feita pelo historiador Rafael Pomim, homenagens e discursos emocionados.

Uma das homenagens conferidas aos que fazem parte do HCML foi a Moção de Aplauso da Câmara Municipal, entregue pela vereadora Juliana Langner. Ainda por parte do legislativo, o vereador Nelson de Melo entregou o título de Cidadão Honorário ao deputado Lupion. Ele, além fazer um trabalho parlamentar para destinação de recursos para a saúde local, representou a família do saudoso governador Moysés Lupion, filho ilustre de Jaguariaíva que fundou o hospital, em 12 de setembro de 1959.

Aos médicos Eduardo Sargi e Alexander Pierola e a enfermeira Franciele Mendes de Andrade foi conferido o Certificado de Qualidade no Atendimento Prestado à População, por meio de dados da Ouvidoria da Regional de Saúde.

Também participou da solenidade o ex-médico Djalma Calil Fadel, que atuou na instituição por mais de duas décadas. Com lucidez e sabedoria, o profissional, de 91 anos, deixou uma mensagem espontânea de otimismo e satisfação pelo trabalho humanitário realizado.

O prefeito José Sloboda e a vice-prefeita Alcione Lemos lembraram as dificuldades vencidas pela administração, que investe ao mês cerca de R$1 milhão na manutenção do hospital, municipalizado em 1992, depois de crises administrativas, sanitárias e estruturais.

Organizado e revitalizado, em estrutura física e equipamentos novos, hoje o HCML, que presta serviços totalmente pelo SUS, caminha para ser um hospital de referência para outras cidades. O chefe da Regional de Saúde, Robson Xavier, informou que o HCML, que já realiza partos de pacientes de Sengés, prestará em breve serviços hospitalares, com apoio do Estado, a Arapoti e Piraí do Sul. A cerimônia encerrou com bênção, descerramento de placa comemorativa, bolo e parabéns.

Histórico - A assistência hospitalar propriamente dita à população jaguariaivense, remonta ao ano de 1942, mais precisamente ao dia 28 de fevereiro, quando foi o inaugurado o Hospital da Associação Beneficente “26 de Outubro”, destinado a princípio a classe ferroviária, porém mais tarde atendendo todos os munícipes.

O hospital em questão era em sua maioria construído em madeira, sendo “modesto e simples em todas as suas instalações”, conforme noticiou a imprensa da época, porém, estava “aparelhado para atender as necessidades da região, com duas enfermarias, com dez camas cada uma, para doentes do sexo masculino e outras tantas para enfermas mulheres. Três quartos para particulares; uma sala para curativos e pequenas intervenções cirúrgicas; dois consultórios médicos e uma farmácia completa para o aviamento de todo receituário”. Neste hospital atuou com precisão clínica o médico José Manoel Ribeiro dos Santos, natural do município de Sete Lagoas, Estado de Minas Gerais e radicado em Jaguariaíva desde a década de 1920.

Posteriormente, no final de década de 1940, mais precisamente em 12 de março de 1947, quando assumiu o governo do estado do Paraná, o jaguariaivense Moysés Wille Lupion de Troya começou a colocar em prática o seu plano de governo, balizado principalmente na infraestrutura do estado, visando dotá-lo de condições materiais nas mais variadas áreas, dentre estas, a da saúde, quando por solicitação pessoal, intensificada pelo amigo, o então médico José Manoel Ribeiro dos Santos, agora nomeado como secretário de estado da saúde pública, resolveu autorizar a construção de um Hospital Regional na sede do município de Jaguariaíva, hospital este orçado na ocasião em mais de um milhão de cruzeiros. O novo empreendimento visava atender as demandas da área de saúde clínica do referido município e região, calculando-se o atendimento de mais de oitenta mil habitantes.

Desta forma, o projeto saiu do papel devidamente assinado pelo engenheiro civil e arquiteto Ayrton João Cornelsen, conhecido por todos como Lolô, que conduziu a obra de 3.500 metros quadrados de área construída toda em alvenaria de tijolos com quatro corpos em dois pavimentos e um central com três pavimentos, com capacidade real para 110 leitos, além de dependências administrativas, ambulatório, centro cirúrgico, farmácia, necrotério, cozinha e refeitório.
Após o seu término a obra foi devidamente denominada como “Carolina Lupion”, em memória da senhora Carolina Döepfer Wille Lupion, progenitora do então governador do estado, falecida em 15 de fevereiro de 1952.

Inauguração - A inauguração oficial do prédio ocorreu às dez horas do sábado do dia 12 de setembro de 1959, através de uma concorrida solenidade que contou na ocasião com a ilustre presença do governador, além do corregedor geral do estado, desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, do secretário estadual de saúde pública, Dr. Santos, do subchefe da Casa Militar, coronel Manoel Cursino Dias Paredes, do prefeito de Jaguariaíva, Aristides Fernandes Soares (Tidoca), dos médicos Michael Wahrhaftig e Walmyr Maingué, além de vereadores, autoridades eclesiásticas e população em geral.

Discursaram enaltecendo a grandiosidade da obra em questão, o governador Lupion, Dr. Santos e os médicos Maingué e Michael, já o desembargador Franco Ferreira da Costa e o prefeito Tidoca descerram as placas comemorativas. A fita simbólica de inauguração foi cortada pela senhora Yedda Vellozo Maingué, esposa do Dr. Walmyr. Após a bênção do novo prédio pelo Padre José de Castro, a comitiva de autoridades percorreu todas as instalações do novo hospital.

No ano seguinte de sua inauguração, a instituição recebeu seu primeiro corpo de enfermagem profissional, chefiada na ocasião pela senhora Maria Alzira Christensan, natural do município da Lapa, que veio para Jaguariaíva com a missão de ministrar um curso de técnica em enfermagem, ampliando desta forma o quadro de funcionários da instituição. No mesmo ano, 1960 foi internado o primeiro paciente o senhor José Picos, já o primeiro parto realizado no novo e moderno hospital foi o da senhora Eulália de Melo, realizado em 19 de novembro de 1961, cujo nascimento foi de uma menina, que recebeu o nome de Carolina, em referência ao nome da patrona do hospital.
Neste mesmo período, atuaram no hospital os médicos: Otaviano Pacheco e Rubens Jazar juntamente com Walter Goetz então diretor e Michael Wahrhaftig.

Posteriormente com a transferência do Dr. Walter para o município de Ponta Grossa, o médico Domingos Cunha assumiu interinamente a direção por exatos seis meses, sendo posteriormente substituído pelo Dr. Djalma Calil Fadel que permaneceu na direção por mais de duas décadas. Assumiram adiante o corpo clínico, os médicos: Américo Faustino de Carvalho, Carlito Bezerra de Menezes, Marcos Hyczy da Costa e os irmãos Vitório, Antonio e Paulo Nanni, entre outros.

Na década de 1970 o hospital passou de Divisão de Organização Hospitalar para Fundação Hospitalar e desta passou em comodato para FAEP (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) e depois para o Instituto de Saúde do Estado do Paraná. Neste mesmo período o hospital tornou-se referência no atendimento à tuberculose, possuindo inclusive uma ala de isolamento, instalada através da Divisão Nacional de Tuberculose, mais tarde denominada como Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária (DNPS), neste contexto destacou-se o eficiente trabalho do médico pneumologista João Calil Fadel. Adiante, mais precisamente no ano de 1976, através de recursos do Ministério da Previdência e Assistência Social, o hospital recebeu um novo aparelho de raios X, modelo 500-MA, custeado no valor de 256 mil cruzeiros.

Municipalização - Em 4 de setembro de 1992, o então governador Roberto Requião de Mello e Silva, através da Lei Estadual nº 10.079, transfere ao município de Jaguariaíva o Hospital Carolina Lupion, pertencente ao Instituto de Saúde do Paraná, com seus bens imóveis, móveis e semoventes, permanecendo este integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), já em 1º de outubro do mesmo ano, o município celebrou um convênio entre o Conselho Comunitário Dr. Santos e a Prefeitura Municipal visando administrar o hospital em questão, convênio este reafirmado por força da Lei Municipal nº 1.516 de 29 de abril de 2002 que objetivou uma ação conjunta, no atendimento das necessidades da população local abrangida pelos programas, projetos e atividades relacionados à área de saúde.

Interdição - Adiante em maio de 2006, uma infestação de piolhos interditou boa parte do hospital, sendo os atendimentos devidamente cancelados e a maioria dos pacientes internados receberam alta médica e retornaram para suas casas. Permaneceram no hospital cerca de quinze pessoas que não puderam ser liberadas. Elas foram isoladas em uma ala do prédio. Já em outubro de 2008, após denúncias de cunho trabalhista contra o Conselho Comunitário Dr. Santos, ora gestor da instituição, o Poder Judiciário optou por colocar o nosocômio sob intervenção, na ocasião aos cuidados do senhor Paulo Puquevis, membro do Conselho Municipal de Saúde que teve como missão determinar a transferência imediata da administração novamente ao Poder Público e priorizar a extinção do referido Conselho Comunitário, o que foi colocado em prática através da Lei Municipal nº 1.856 de 10 de março de 2009 que revogou o convênio firmado entre as partes ora citadas, passando o Hospital Carolina Lupion, a ser administrado exclusivamente pelo Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Posteriormente no ano de 2013, o prédio passou uma completa revitalização externa, sendo que entre os serviços realizados estava o pastilhamento de paredes, realizado em parceria com a empresa BrasPine Madeiras, que doou o referido material. Na ocasião desta obra, foram mais de 5,5 m² de pastilhas aplicadas no revestimento, além de outros materiais como argamassa e rejunte. Também outros serviços importantes executados nesta mesma ocasião foram à substituição de calhas, pintura de esquadrias, reboco e aplicação de texturas. A mão-de-obra para a revitalização foi contratada e totalmente custeada pela Prefeitura de Jaguariaíva.

Ainda em 5 de junho de 2013 passou o nosocômio a prestar atendimento exclusivamente via SUS. Já entre os anos de 2016 e 2017, através de emendas parlamentares conquistadas junto ao Ministério da Saúde, novas obras de infraestrutura marcaram novamente a história do hospital, tratava-se na ocasião da substituição total do telhado e forro do prédio, com posterior colocação de laje pré-moldada em toda a sua superfície, o projeto em questão incluiu as alas direita e esquerda, que receberam telhas de fibra de cimento e estrutura metálica, calhas e rufos, também foram realizadas readequações internas, tais como: renovação total das instalações elétricas e hidráulicas, troca de revestimentos nos banheiros, instalação de rampas de acessibilidade para os pacientes, bem como ampliação de largura de portas, favorecendo a passagem de cadeiras de roda e macas.

Atualmente possui um total de 79 leitos e um corpo clínico que atua nas áreas de anestesiologista, clínico geral, cirurgia geral, fonoaudiologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria, bem como outros profissionais capacitados, tais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistente social, farmacêuticos/bioquímicos e técnicos em radiologia, além de funcionários administrativos, higiene, limpeza, manutenção e transporte. (Rafael Gustavo Pomim Lopes, historiador jaguariaivense e membro da Academia de Letras dos Campos Gerais).

crdito - acervo...
crdito - acervo-rafael-pomim crdito - acervo-rafael-pomim
dji_0090
dji_0090 dji_0090
dsc_9789
dsc_9789 dsc_9789
dsc_9792
dsc_9792 dsc_9792
dsc_9793
dsc_9793 dsc_9793
dsc_9794
dsc_9794 dsc_9794
dsc_9804
dsc_9804 dsc_9804
dsc_9817
dsc_9817 dsc_9817
dsc_9818
dsc_9818 dsc_9818
dsc_9820
dsc_9820 dsc_9820
dsc_9855
dsc_9855 dsc_9855
dsc_9860
dsc_9860 dsc_9860