O Ministério do Turismo publicou a nova configuração no Diário Oficial na última segunda-feira, dia 26, e Jaguariaíva foi certificada, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, como município integrante do Mapa do Turismo Brasileiro - 2019-2021.

O município tem investido no setor do Turismo como uma promissora fonte de renda, como já apontou o MTUR neste ano.

Com uma classificação satisfatória, Jaguariaíva está entre os 12 municípios dos Campos Gerais inseridos no Mapa do Turismo, além de compor os 13,36% dos municípios do Paraná avaliados na categoria ‘C”.

Esta categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

A categorização acontece mediante um acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Nos Campos Gerais, há dois municípios na categoria B, Ponta Grossa e Telêmaco Borba; Jaguariaíva, Castro e Tibagi na categoria C; Ortigueira, Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Palmeira e Carambeí, na D; e São João do Triunfo na E.

O Turismo é hoje considerado como a “indústria limpa” que, sem gerar malefícios para o meio ambiente, cria oportunidades de renda para quem aposta nas belezas naturais como forma de empreender. Hotelaria, restaurantes, lanchonetes, empresas de turismo e transporte, enfim, todo setor comercial se beneficia quando o município tem potencial turístico, contudo, o estímulo dessa economia e a manutenção destas belezas é um dever de todos, pois nem um tipo de beleza natural sobrevive à ação nociva do ser humano.

A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, tem reforçado as ações para divulgar o potencial turístico do município, e proporcionar estrutura ao visitante que escolhe Jaguariaíva como sua opção passeio. Recentemente o município foi inserido no pacote de viagens de uma das maiores empresas de turismo do Brasil, a CVC, que passou a ofertar pacotes coletivos, inicialmente de São Paulo a Jaguariaíva.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.