Núcleo Tecnológico Municipal forma novos alunos da comunidade em cursos gratuitos de informática

A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), realizou nesta terça-feira (17), no Cine Teatro Valéria Luercy, uma cerimônia de entrega de certificados de conclusão de curso a 48 formandos em cursos gratuitos informática pelo Núcleo Tecnológico Municipal.

Entre os presentes na certificação estiveram a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, a diretora municipal de Educação, Andreia Valentim, diretor do Departamento de Cultura, Vinicius Schadner, a coordenadora do Núcleo Tecnológico, Janaina Vaz Ferreira, o instrutor dos cursos, Luiz Miguel Ramos, coordenadora do Polo UAB, Daniele Micalowski, equipe técnica da Smece, lideranças religiosas e familiares dos formandos.

Também participaram o Coral Plenitude, Grupo de Dança do Projeto Agita Jaguariaíva e da Igreja Maanaim.  Técnico da Smece fez um breve resumo das mudanças em equipamentos ocorridas, incluindo desde a máquina de escrever até as mesinhas e carteiras digitais que estão sendo oferecidos na rede de ensino municipal.

Voltado à formação e acesso de interessados na comunidade, o Núcleo oferece aulas desde o módulo Básico até o Avançado, incluindo adolescentes, adultos e idosos. A vice-prefeita Alcione parabenizou aos formandos e lembrou que o Núcleo Tecnológico Municipal é uma conquista para Jaguariaíva, visto que é um dos únicos espaços gratuitos da região para ensino de informática, com local, equipamentos modernos e professor adequado para a formação de qualidade. Lembrou que esta iniciativa foi criada há cerca de 10 anos, visando preparar a população para a revolução tecnológica que vem ocorrendo.

Já são mais de 1.200 pessoas formadas desde a criação do núcleo, que atende inclusive alunos com deficiência visual. O instrutor Luiz Miguel conta que os cursos oferecidos fizeram a diferença na vida de muitos alunos, principalmente de famílias menos favorecidas, que relatam ter conseguido emprego e até promoção no trabalho após aprender a usar o computador e programas administrativos.

“Houve até quem começou no Núcleo Tecnológico, fez curso técnico e depois faculdade de informática”, citou o instrutor. Ele destacou que os cursos funcionam ininterruptamente nesses 10 anos e que as matrículas estão abertas. O Núcleo Tecnológico Municipal fica na Rua João Thon, anexo ao complexo da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques e Polo UAB, no centro de Jaguariaíva.