Programa Olhar Jaguariaíva beneficia mais jaguariaivenses com óculos de grau gratuitos

A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a Semus (Secretaria Municipal de Saúde) beneficiou mais um grupo de jaguariaivenses com óculos de grau. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (4), no prédio da Smece, para alunos da Escola Municipal Professora Rosa Collete.

Foram entregues 24 óculos, totalizando 100 somente neste ano por meio do programa, denominado “Olhar Jaguariaíva”. Desde que foi lançado, há 10 anos, mais de 600 óculos foram entregues via programa, que viabilizou ainda quase 2 mil encaminhamentos para consulta com médico oftalmologista, gratuitamente, fazendo a diferença na correção do problema de visão de muitos cidadãos já na infância.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos e professoras da equipe técnica da Smece participaram da reunião com os pais e responsáveis. Na oportunidade a vice-prefeita Alcione relatou que o Programa Olhar Jaguariaíva, que atende alunos da rede municipal de ensino, é uma das ações e programas da Secretaria de Educação, voltada ao bem-estar e melhoria do ensino.

Alcione prestou contas de outras ações e programas realizados nas escolas municipais. Informou que nelas é feito o acompanhamento antropométrico das crianças e desenvolvido o Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, que distribuiu kits de higiene bucal e realiza ações educativas com os alunos.

Aos pais também foi explicado que a aprendizagem das crianças é acompanhada de perto, com testes de diagnósticos. Profissionais como fonoaudióloga e psicóloga também estão disponíveis nas escolas para crianças que necessitam. A Smece mantém ainda o ensino a alunos com necessidades especiais, entre eles deficientes auditivos e visuais, com professores especializados e investimento em recursos pedagógicos específicos, contando inclusive com intérprete de libras.

Também foi falado do trabalho que é feito para ampliar o acesso educativo à tecnologia, com a chegada das Salas Multimeios com carteiras digitais e a internet rápida nas escolas. As unidades já têm lousa digital, computadores e os tabletes-PC com programa educacional, disponibilizados nas aulas dos alunos do 5º ano. Neste ano também foram implantadas as aulas de inglês com apostila para as crianças.

Interligados a isso também estão a construção, reforma e ampliação de escolas e espaços esportivos e de cultura, distribuição de uniformes e material escolar completos, fornecimento de merenda saborosa e saudável, transporte escolar e oferta de atividades esportivas e culturais. “Em Jaguariaíva nos preocupamos em oferecer sempre o melhor, com o trabalho de uma equipe comprometida, tendo sempre planejamento e organização no que fazemos”, explicou a vice-prefeita.

EJA – Além das crianças, a rede municipal de ensino atende também alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na juventude. As aulas ocorrem na Escola Municipal Professora Rosa Collete, no Jardim Samambaia, e realizam o sonho de alfabetização e ensino básico de alunos inclusive da terceira idade. E nesta entrega de óculos, oito jaguariaivenses que frequentam as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram beneficiadas, o que deve facilitar o processo de aprendizagem.