Prefeitura realiza ação de combate à dengue nesta sexta-feira

Equipe de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários do Departamento de Utilidade Pública vão realizar na próxima sexta, dia 8, uma ação de limpeza no bairro Samambaia. O objetivo é eliminar entulhos e outros lixos descartados de maneira errada.

A ação começa às 8h30 e vai se concentrar em um terreno baldio próximo à Escola Municipal Rosa Collete.  Na ocasião os agentes também devem orientar à população quanto à necessidade de eliminar o lixo de maneira correta, diminuindo criadouros do Aedes aegypti.

Conforme relatório da equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já foram inspecionados neste ano mais de 27 mil imóveis e neles, vários focos do Aedes aegypti foram encontrados.  Segundo informações Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, os últimos casos notificados de suspeita de dengue no município foram quatro e, após exames, todos foram descartados, ou seja, não houve caso da doença nos últimos meses. Já no Paraná já são mais de 500 os casos confirmados.

Um dos dados positivos em Jaguariaíva é que após o funcionamento do Programa Feira Verde houve diminuição do lixo reciclável nas casas e meio ambiente, o que vem favorecendo a redução dos depósitos de água parada favoráveis à reprodução do mosquito transmissor da dengue,  chinkungunya e zika vírus. Com o programa lançado pela prefeitura neste ano, as pessoas trocam o lixo reciclável por frutas, legumes e verduras.

Além da ação no dia 8, a Semus, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará no final do mês palestras preventivas sobre a dengue com beneficiários do Programa Família Cidadã.