Jaguariaíva realiza XVIII Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Jaguariaíva e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveram na última sexta a XVIII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema do evento foi Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social.

Participaram da conferência usuários dos serviços da Sedes, autoridades e membros da rede de proteção. Na abertura esteve presente o prefeito municipal, José Sloboda, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, a presidente do CMAS, Talita Marques de Almeida Alves e membros da equipe técnica da Sedes e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A conferência foi realizada para promover um amplo debate, com participação da sociedade civil e entidades públicas, para elaboração de propostas e políticas públicas voltadas para a assistência social.

Para abrir espaço ao controle social na avaliação da política da assistência social e definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) houve discussões em grupo entre os participantes. Os eixos discutidos foram “A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado”, “Política Pública tem que ter financiamento público” e “A participação popular garante a democracia e o controle social”.

Como resultado foram elencadas propostas para apresentação na conferência regional. Entre as deliberações de âmbito municipal estão a capacitação continuada para os conselheiros de assistência social, ampliação e adequação de espaços físicos para grupos de convivência e promoção de feira para exposição de produtos confeccionados nas oficinas dos Serviços de Convivências dos CRAS Pedrinha e Primavera.

Por fim, ocorreu a eleição de novos conselheiros e delegados para a próxima etapa da conferência. Em julho a Sedes e o CMAS já tinham realizado pré-conferências nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Pedrinha e Primavera, onde foram colhidas sugestões de avanços nos serviços e benefícios de assistência social para apresentação na conferência municipal.

dsc_0032 dsc_0032
dsc_0035 dsc_0035