Festa da Santa do Paredão promete atrair turistas religiosos neste domingo

Neste dia 27, último domingo do mês, o turismo religioso vai movimentar Jaguariaíva. A cidade vai receber dezenas de visitantes que participarão da tradicional Festa da Santa do Paredão. O evento é promovido pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, integrante da Rota do Rosário, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict), e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

A programação começa às cinco da manhã, quando os fiéis farão a pé o percurso de quase 22 quilômetros, partindo do Parque Ruy Cunha, entrada da cidade, até o Paredão da Santa.  No local, situado na Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, sentido Sertão de Cima, a comunidade católica realiza há quase trinta anos a missa em celebração à santa. Neste ano ela começa às 11 horas e na sequencia ocorrem almoço festivo e apresentações culturais.

No lugar onde ocorre a romaria da Santa do Paredão em Jaguariaíva, desde a época do tropeirismo, afirma-se que uma imagem pode ser vista por alguns em uma grande parede de pedra. A história, junto com o causo da “Procissão das Almas das Almas”, já é consagrada, inclusive foi catalogada pelo Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais, da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Cicloturismo - A beleza do trajeto até a Festa da Santa do Paredão também atrai ciclistas e motociclistas acostumados a percorrer trilhas ecológicas. A partir das 8 horas deste domingo haverá o 8º Desafio de Cicloturismo da Santa do Paredão, promovido pelo grupo Mazobikers. Cerca de 160 ciclistas são esperados, de Jaguariaíva e outras cidades. Inscrições e informações podem ser feitas no site www.mazobikers.com.br.

A concentração será a partir das 6h30, em frente à Praça Getúlio Vargas, e na inscrição pede-se 3 quilos de alimento ou um pacote de fraldas geriátricas. O percurso é de 52 quilômetros, com paradas em pontos turísticos. O Departamento Municipal de Turismo informa que será montado no local das festividades da Santa do Paredão um estande de apoio e informações turísticas.