Richard Rasmussen grava programa em Jaguariaíva e destaca “Aqui está o verdadeiro Ecoturismo”

Dia 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo, e Jaguariaíva tem muito a festejar nesta data, após a recente visita do apresentador Richard Rasmussen, famoso biólogo que já viajou o mundo divulgando belezas naturais e curiosidades sobre a fauna e flora.

Na quarta e quinta-feira (25 e 26) o apresentador esteve no município para a gravação de uma edição completa de seu mais novo quadro na TV Paraná Turismo e TV Cultura - “As Aventuras de Richard no Paraná”. O apresentador, considerado o embaixador do Ecoturismo Brasileiro, gravou cenas do programa em pontos marcantes da cultura jaguariaivense como o Palacete e o complexo industrial Matarazzo, além do cemitério de vagões, o Túnel Fabio Rego, o Lago Azul e a cachoeira Véu da Noiva, onde experimentou o aquatrekking.

Gravando há três meses pelo Paraná, o apresentador afirmou que das cidades que ele visitou, Jaguariaíva é a cidade mais aventureira do Estado. O biólogo foi conduzido nas gravações por dois guias e empresários do turismo local, o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) Carlos Alberto Ornellas Filho, da Adventurous Friends Turismo & Aventura, e Jeandré Guimarães da Bravo 4x4. A culinária típica ficou por conta do restaurante Solar.

De acordo com o prefeito José Sloboda, que recepcionou o apresentador no Lago Azul, o programa representa, sem dúvidas, a consolidação do Turismo de Jaguariaíva como uma atividade rentável e sustentável, que simboliza a nova indústria sem fumaça, nem poluição.

Richard parabenizou a forma como o poder público e as empresas de turismo têm construído uma identidade do município, com a elaboração de um prato típico, a condução interativa e guiada a pontos turísticos e a divulgação das experiências que o visitante pode ter, por meio de agências de turismo locais. “Se vocês não tivessem mostrado o que têm de melhor, provavelmente eu não estaria aqui hoje, e os outros municípios precisam tomar isso como exemplo, mostrar o que têm de melhor, se estruturar para oferecer bons serviços e colher os resultados”, afirmou.

Outro destaque do apresentador foi para as paisagens e riqueza da fauna do município, resultado de “uma transição de Mata Atlântica para Cerrado” e, após as experiências de aventura, Richard afirmou “Aqui está o verdadeiro Ecoturismo”.

Richard foi muito procurado pelo público e posou para inúmeras fotos com os fãs, demonstrando muito carisma afirmou que quer voltar para conhecer outros itinerários turísticos.

Essa ação faz parte de outras cinco que estão programadas para impulsionar a atividade turística em Jaguariaíva, promovendo a divulgação a nível estadual e nacional, através do departamento Paraná Turismo.

Para viabilizar a visita, a vereadora e integrante do Comtur, Sandra Negrini, costurou uma parceria com o Escritório de Comunicação do Estado, onde Jaguariaíva foi sugerida para o roteiro do programa promovido em parceria com a TV Paraná Turismo.

A orientação da visita também contou com a colaboração das secretarias municipais de Governo, Educação, Cultura e Esporte, Agropecuária e Meio Ambiente e Comunicação.

A administração do município, por meio do Departamento de Turismo da SMICT, secretaria capitaneada por Pedro Delgado, juntamente com o Comtur, tem desenvolvido ações para incentivar a iniciativa privada no investimento em negócios que tenham o turismo como a principal atividade, além disto, o município vem se estruturando para receber a demanda de visitantes, com acessos sinalizados, investimento em infraestrutura e informação na internet.

Com o número de turistas, o ramo hoteleiro e gastronômico também precisa se aprimorar e, para isto, a gestão municipal oferece ferramentas de incentivo ao empreendedor como palestras, consultorias, oficinas e cursos. A divulgação também tem sido intensa por meio da participação em eventos da área, por exemplo, como ocorreu durante a Feira Internacional WTM Latin America 2019, em março deste ano, quando a experiência de Aquatrekking foi selecionada como uma das 13 mais de todo Brasil. De acordo com o presidente do Comtur e proprietário da Adventorous Tour, foi a quinta participação de Jaguariaíva em uma feira internacional.