Organização turística da região é discutida em reunião de gestores

Nesta quarta, dia 18, foi realizada mais uma reunião ordinária dos secretários de turismo da região dos Campos Gerais, promovida pela Instância de Governança Regional, intitulada Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais – Adetur. O encontro ocorreu na Fazenda Cercado Grande, que tem área abrangendo os municípios de Jaguariaíva e Piraí do Sul.

Representaram Jaguariaíva o prefeito José Sloboda, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Pedro Delgado, o diretor de turismo Edson Scherer e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Jaguariaíva e diretor da Adetur Carlos Ornellas. Estiveram também presentes a presidente da Adetur, Wagnilda Minasi, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Piraí do Sul e diretor da Adetur, José Luiz da Fonseca Pereira, a presidente do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau e diretora da Adetur, Thais Pius, a consultora de projetos do SEBRAE Nádia Joboji, representantes dos municípios de Arapoti, Castro, Carambeí, Ortigueira, Piraí do Sul e Ponta Grossa.

Dentre os assuntos abordados tratou-se da apresentação do estudo e relatório sobre instâncias de governança regional, em comparativo com uma regional espanhola. O tema foi explanado pela turismóloga e doutora em Geografia, Silvana Kloster, com apontamentos sobre os avanços pioneiros de organização turística da região dos Campos Gerais, assim como melhorias a se implementar em algumas cidades.

Também foi tratado sobre como serão as participações dos municípios, empresas do trade turístico e produtos comercializados no 3º Salão de Turismo dos Campos Gerais, a ocorrer no mês de outubro. O evento terá intensa promoção dos destinos turísticos regionais.

Outra questão discutida foi o lançamentos dos produtos da Coleção Campos Gerais, de souvenires turísticos, gastronômicos e de experiências turísticas, dos quais Jaguariaíva possui três produtos como parte do programa.

Um dos souvenires turísticos jaguariaivenses será o Jaguarzinho. O boneco de feltro, com cerca de 35 centímetros de altura, simbolizará o felino suçuarana, animal presente na fauna local. Ele será feito por uma integrante do Projeto Gente Valente. No ramo de experiências turísticas, o Aquatrekking do Lago Azul e Expedição Rafting Encanadão, desenvolvidas e operadas por uma agência de turismo local.