O prefeito José Sloboda representou Jaguariaíva e trouxe boas notícias da última reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Na quinta-feira (23) o secretário estadual de infraestrutura e logística, Sandro Alex, participou como convidado do encontro de trabalho. Ele ouviu demandas, anunciou novas obras e projetos do Estado e também informou sobre processos em andamento. Entre as novidades para Jaguariaíva está a implantação local do SAMU, que deve ser liberado para funcionar em até 45 dias.

Segundo o prefeito José Sloboda, que é vice-presidente do Consórcio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSamu), Sandro Alex e o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (presidente CimSamu), disseram que será licitada uma empresa para disponibilização dos profissionais no início, até que seja feito um certame público para a contratação. Uma das ambulâncias para a base local já está em Jaguariaíva. Quando estiver em pleno funcionamento, a base de Jaguariaíva terá duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, além de médico e outros profissionais para socorro 24 horas.

Outro assunto em pauta foi a questão da melhoria e segurança nas rodovias. Na região, a PR-092, entre Jaguariaíva até Santo Antônio da Platina, já iniciou a revitalização, inclusive com expansão em terceira faixa. A obra é uma reivindicação antiga na região, que sofre com as condições ruins de trafegabilidade, que colaboraram para o cenário de grande número de acidentes. A intervenção é pleiteada desde a época em que Sloboda foi presidente da AMCG.

Na 092, sentido Doutor Ulysses, já estão sendo feitas obras de recomposição do revestimento primário. A restauração em 22 quilômetros da rodovia não pavimentada ocorre por meio de parceria do Estado com a empresa Klabin, que tem operações florestais na região. O resíduo asfáltico utilizado é fornecido pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER).

Os serviços contemplam também o alargamento da via, readequação de curvas, aplicação de cascalho e melhoria no sistema de drenagem e escoamento de águas. Conforme Sandro Alex, o governo do Estado pode investir em novo projeto executivo visando pavimentação no futuro. “Temos o grande desejo de ver essa rodovia pavimentada, isso não é fácil, tem que fazer primeiro o projeto executivo e esse passo nós queremos dar”, destacou.

O secretário Sandro Alex também falou de pedágios. Sinalizou que a PR-092, trecho entre Jaguariaíva e Jacarezinho, deve ser licitada. Conforme ele, a ideia é que os novos contratos de concessão no Estado garantam uma tarifa até 50% menor que as praticadas anteriormente. Lembrou ainda que, com o acordo de leniência feito pela CCR Rodonorte e Ministério Público do Estado, essas praças já praticam uma redução de 30% nas tarifas.

Responsável por uma das principais secretarias do governo de Ratinho Junior, Sandro Alex, tem acesso a outras secretarias, além de ter sido eleito deputado federal com base na região. Ele se prontificou a levar os anseios dos municípios ao governo estadual. “Coloco-me à disposição dos prefeitos para que possamos fazer dos Campos Gerais uma região de crescimento e desenvolvimento”, afirmou o secretário.

Com a abertura, o prefeito José Sloboda, juntamente com as lideranças de outros municípios dos Campos Gerais, reforçaram na ocasião a reivindicação de aumento no efetivo de policiais militares na região, o que segundo Sandro Alex, seria levado ao conhecimento do governador Ratinho Junior.

Prefeito José Sloboda e outras lideranças dos Campos Gerais apresentaram demandas de seus municípios ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.