O município de Jaguariaíva também aderiu ao movimento Maio Amarelo, que tem o objetivo de incentivar motoristas e pedestres a terem comportamento mais seguro, para reduzir mortes e ferimentos no trânsito. A campanha, realizada por meio de parceria entre prefeitura e órgãos estaduais, já contou com gincana, orientação ao público e simulação de acidente veicular. No encerramento, dia 31, ocorrerá uma caminhada, às 14h, saindo da Praça Getúlio Vargas. A programação é aberta a quem desejar participar.

Segundo a arquiteta Julianna Mendes Pomkerner, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Smih) e integrante da organização, neste ano, para unir esforços que eram feitos de forma isolada, foi fechada a parceria para desenvolvimento da campanha Maio Amarelo. Ela informa que participam diretamente da mobilização, além da Smih, as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação, Cultura e Esporte (Smece), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ciretran. Para o sargento Vitor Paulo Onisko, comandante da PM, a integração para desenvolver o Maio Amarelo foi importante porque a soma de esforços tornou a campanha maior e com mais visibilidade para a população.

As atividades em prol da segurança viária iniciaram no dia 1º, com a participação na gincana educativa para crianças no Parque Linear, no evento do Dia do Trabalhador. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Smece, foi associada a mensagem da reciclagem do lixo com sinais e símbolos de trânsito seguro.

Também foram feitos blitz educativa, com distribuição de impressos alusivos.  No último final de semana, chamou a atenção da população a simulação de um acidente de trânsito no centro da cidade. A cena foi tão bem feita que várias pessoas imaginaram se tratar de acidente real.  Para tanto foi exposto um veículo sinistrado na Praça Getúlio Vargas e feito o isolamento da área pelos policiais militares e bombeiros.

Na área urbana de Jaguariaíva, a maioria das ocorrências registradas é resultado da desobediência às leis de trânsito. Ano passado foram 52 acidentes, envolvendo 102 pessoas, sendo que destes 21 saíram feridos e uma vítima morreu no local. Neste ano já são 20 os acidentes dentro da cidade, envolvendo 45 pessoas, entre elas 10 com ferimentos. Conforme banco de dados da PM, as vias com maior índice de acidentes de trânsito foram as avenidas Conde Francisco Matarazzo, Antônio Cunha e Governador Paulo da Cruz Pimentel.

maio-amarelo-2
maio-amarelo-2 maio-amarelo-2