IFPR passa por obras de expansão em Jaguariaíva

Neste primeiro semestre o projeto de crescimento e consolidação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Jaguariaíva dá um novo passo. Está em andamento a construção do segundo bloco, que abrigará seis salas de aula, três laboratórios (química, física e biologia), além da cobertura da quadra poliesportiva, num investimento de cerca de R$1,6 milhão.

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social. Segundo o diretor-geral do campus, Paulo Sérgio Horst, hoje são 450 os alunos atendidos gratuitamente na unidade. Vale ressaltar que destes, 111 recebem bolsa-auxílio de R$315 ou R$168 reais, como ajuda de custo para os estudos, liberada conforme o grau de vulnerabilidade.

A demanda no campus é regional, incluindo, além de Jaguariaíva, cidades como Arapoti, Sengés, Castro, Piraí do Sul, Itararé e outras. No Bloco Administrativo Otélio Renato Baroni, prefeito homenageado por seus esforços na implantação, funcionam os cursos técnicos em Biotecnologia e Alimentos, ambos integrados ao Ensino Médio, mais os cursos técnicos subsequentes na modalidade EAD (Ensino a Distância) em Administração, Logística, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

Uma pós-graduação lato sensu em Educação e Tecnologia também está disponível, além dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada). O diretor relata que, com a ampliação da estrutura e contratação de mais professores, novos cursos devem funcionar. Conforme ele, já estão aprovados para a unidade uma licenciatura em Ciências Exatas e um curso técnico em Análises Químicas.

No primeiro bloco funciona ainda a Biblioteca Capitão Aviador João Igor da Silva Pivovar, assim intitulada em homenagem a um filho ilustre do município. O campus possui ainda modernos e bem equipados laboratórios de Ciências e Análises Físico-químicas e de Informática. No prédio todo percebe-se uma preocupação com a sustentabilidade, pelo reuso da água pluvial e disposição das janelas para ventilação cruzada. Há um pátio coberto para integração dos usuários e ainda acessibilidade universal. O bloco é equipado com plataforma elevatória e instalações sanitárias para pessoas com deficiência

Apoio municipal – Inaugurado em abril de 2015, o campus de Jaguariaíva é um dos 25 distribuídos no Paraná. Como parte do incentivo à instalação do IFPR, a prefeitura doou à instituição em 2012 um terreno no quadro urbano de 75 mil m2, situado no km 23 da PR-151. Dando continuidade ao apoio, fez o fechamento em cerca metálica da área.

A pedra fundamental da obra foi lançada em 2013 e, enquanto o prédio esteve em construção, em 2014 o IFPR entrou atividade, com a oferta de cursos em espaço cedido pela prefeitura, primeiramente no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante e depois no Complexo Matarazzo.

O primeiro curso foi o FIC - Técnico em Operador de Computador, com 60 alunos formados na comunidade. Já em 2014 ocorreu um processo seletivo para ingresso no curso técnico em Biotecnologia integrado ao Ensino Médio. A formatura dessa primeira turma ocorreu no início do ano.

Todo o apoio da administração municipal desde o início das atividades da unidade é valorizado pela direção do IFPR. Conforme Horst, antes de iniciar a construção do segundo bloco foi necessário movimentar e remover terras, o que foi feito pela prefeitura. Ele destaca ainda o empenho da administração no encaminhamento de projeto ao DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), para implantação de trincheira de acesso ao campus. “A obra deve melhorar muito a segurança na travessia da rodovia para os alunos e todos os que frequentam o IFPR”, diz o diretor-geral.

Parceria importante também tem ocorrido em eventos e projetos envolvendo alunos e secretarias municipais. Em conjunto com a de Desenvolvimento Social e Creas (Centro Especializado de Referência em Assistência Social), por exemplo, alunos já participaram de atividades de extensão na comunidade, visando o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No mês de julho os estudantes do IFPR serão voluntários no Programa Paraná Cidadão, quando serão oferecidos pelo Estado e município vários serviços de cidadania.