Amamentação foi tema de Encontro de Gestantes

Em sintonia com a campanha "Agosto Dourado", mês de conscientização sobre a importância da amamentação, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde de Jaguariaíva (SEMUS), realizou o Encontro de Gestantes mensal, nesta quarta, 9, com esta abordagem.

Numa atmosfera acolhedora e informativa, nas dependências do Departamento de Ensino Profissionalizante, a ação reuniu várias gestantes, enfermeiras das unidades básicas de saúde, pediatra Ana Durante, terapeuta ocupacional Mariana Rufato, professora e alunos do IFPR (Instituto Federal do Paraná). Eles apresentaram um teatro sobre desafios e soluções enfrentados pelas mães durante a jornada do aleitamento.

A médica Ana Durante fez uma palestra, compartilhando conhecimentos sobre os aspectos nutricionais e imunológicos do leite materno, ressaltando como ele contribui para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, entre outros aspectos, abrindo espaço também para perguntas. Antes a terapeuta Mariana falou dos benefícios da Shantala, massagem que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o contato entre mãe e bebê.

O encontro de gestantes alinhado ao "Agosto Dourado", reflete o compromisso contínuo da Administração Municipal, através da SEMUS, de em promover a saúde materno-infantil. Durante o mês outras ações de fortalecimento ao incentivo à amamentação estão ocorrendo nas unidades básicas de saúde com as pacientes acompanhadas. Um Concurso de Fotografia da SEMUS, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), foi lançado neste mês, via Facebook da prefeitura, para valorizar e incentivar o ato de amamentar entre as internautas.

As mães que desejaram enviaram fotos amamentando seus filhos, para votação dos visitantes da página, que ocorre até dia 31. A mãe que tiver a imagem mais votada ganha make e serviço de cabeleireiro para sessão de fotos em estúdio.