1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Projeto “Soltando a Língua” aprimora habilidades de comunicação entre alunos da rede pública municipal

A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), mantém vários projetos voltados ao desenvolvimento educacional dos alunos. Um deles é o “Soltando a Língua”, que tem entre os objetivos principais o aprimoramento da comunicação e linguagem oral das crianças.

Desenvolvido na rede municipal desde 2015, com adaptações devido à pandemia, o projeto contempla atualmente alunos do infantil IV ao 2º ano.  As atividades, que são enviadas através dos pais a cada quinze dias, são divertidas e de fácil realização, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica.

As fonoaudiólogas da SMECEL, Letícia Boschini Zub e Femmigje de Groot, responsáveis pelo trabalho, explicam o que é consciência fonológica. Segundo elas, esta meta é atingida quando a criança percebe que a oralidade pode ser representada por palavras, e que as palavras são compostas por sílabas e as sílabas compostas por unidades menores, que são os fonemas (som da letra). “Quando a criança identifica esses sons e consegue manipulá-los, o processo de alfabetização se torna mais leve e prazeroso”, relata Letícia.

O Projeto Soltando a Língua foi elaborado com base no fato de que uma boa linguagem oral é indispensável. “Devemos estimular habilidades comunicativas em nossos alunos, pois é através da linguagem, que os seres humanos interagem e se comunicam. Este projeto visa somar ações, para que a linguagem se torne um meio eficaz de apropriação do conhecimento e de superação dos seus próprios limites”, acrescenta Femmigje.

Para que o projeto tenha sucesso e alcance sua finalidade, é necessário o apoio e a cooperação dos pais na realização das atividades junto com seus filhos. “Principalmente por estarmos em período atípico de pandemia, o papel dos pais no processo de aprendizagem ficou ainda mais necessário. Contamos com a ajuda de todos. O nosso principal objetivo é o desenvolvimento do aluno”, orienta a fonoaudióloga Letícia.

Objetivos específicos – Além da melhoria da comunicação, da linguagem oral e da consciência fonológica das crianças, o Projeto Soltando a Língua tem objetivos específicos. São eles o de desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias; ampliar os conhecimentos de si, do outro e do mundo, trocando experiências; organizar ideias e expressar-se oralmente e com coerência, compartilhar decisões e respeitar opiniões; melhorar a capacidade de se expressar em público e trabalhar com as crianças as etapas da consciência fonológica.

projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-8 projeto-soltando-a-lingua-8
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-1 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-1
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-2 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-2
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-3 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-3
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-4 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-4
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-6 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-6
projeto-soltand...
projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-7 projeto-soltando-a-lingua-jaguariaiva-7