Jaguariaíva encerra mês de março com quase 3 mil vacinas aplicadas contra a COVID-19

O mês de março se encerra e o Paraná já está há pouco mais de dois meses desde o primeiro dia de vacinação contra a COVID-19.

Em Jaguariaíva, a administração municipal realiza uma força tarefa para acelerar a imunização do público alvo primário. Com a mobilização dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, organização de drive-thru e agendamentos, foi possível alcançar o público de todas as 10 etapas da primeira fase e avançar mais rapidamente para a segunda fase da imunização, totalizando aproximadamente 3 mil doses já aplicadas.

A primeira dose do imunizante, na ocasião Coronavac, foi aplicada no dia 19 de janeiro, quando também foi dado início ao Plano Municipal de Imunização, dividido em 4 fases. Desde então, a vacinação no município tem caminhado de acordo com as doses recebidas do Governo do Estado, das quais já foram aplicadas 2487 referentes à primeira dose e 360 da segunda.

“A cada dose aplicada, o medo no olhar das pessoas vai sendo substituído pela esperança. Na verdade, a vacinação tem sido uma corrida contra o tempo, quanto mais vacinarmos, menos vidas perdemos. O objetivo é acelerar mais a vacinação que o número de casos, mas essa corrida não depende apenas do poder público, mas principalmente da atitude das pessoas enquanto responsáveis pela propagação ou contenção do vírus”, afirmou a prefeita Alcione Lemos.

Quase 3 mil pessoas vacinadas – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram nove remessas de vacinas repassadas pela 3ª Regional De Saúde. Dos 16 grupos prioritários com público existente em Jaguariaíva, 7 grupos já foram vacinados, uma estimativa de 36,76% do total de 6.764 pessoas. Nestes estão inclusos os profissionais de saúde atuantes na rede pública e privada, trabalhadores da força de segurança e salvamento, funcionários de funerária, coveiros e o grupo de idosos com mais de 67 anos, que ainda está em andamento.

Na última terça-feira, dia 30, o município bateu o recorde de vacinas aplicadas em um dia, foram mais de 500 idosos vacinados.

Números da Pandemia – Jaguariaíva encerra o mês de março com 2262 casos acumulados, 57 óbitos e uma média de 20 novos casos por dia no último mês. “Essas estatísticas representam vidas, famílias e é preciso que tenhamos consciência de que nossas atitudes refletem a cada dia nos números epidemiológicos. Estamos flexibilizando a abertura do comércio, pois sabemos a importância da economia para o sustento dos trabalhadores, mas não flexibilizamos as medidas, como o uso de álcool 70% e máscara, distanciamento social, que precisam ser atitudes presentes todos os dias, evitando ao máximo qualquer tipo de aglomeração”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves.