Programa Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola encerra edição com premiação de alunos

As crianças de 5º ano da rede municipal de educação tiveram a oportunidade de participar do “Projeto Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, do Tribunal de Justiça (TJ-PR), realizado em Jaguariaíva em parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL). Nesta quarta, 29, no Fórum da Comarca, houve a cerimônia de encerramento de 2023 e premiação dos finalistas.

Em 1º lugar ficou Elias Gabriel Carneiro Cox (Escola Júlio de Mesquita), em 2º lugar Isabely dos Santos Mota Souza (Escola Júlio de Mesquita), o 3º lugar ficou com José Pedro Carneiro (Escola Carlos Carneiro Sampaio), o 4º lugar com Lucas da Silva Teixeira (Escola Samaritana Carneiro Tavares) e o 5º lugar com Anny Raphaelle de Paula  (Escola Aristides Soares).

Entre os mais de 300 alunos, 22 tiveram trabalhos classificados. Eles ganharam medalhas e livros, sendo que entre eles os cinco finalistas receberam prêmios especiais. Os juízes Giovane Rymsza e Amanda Cristina Staczuk acolheram e parabenizaram a todos os participantes e incentivaram as crianças a se empenharem nos estudos, visando um futuro promissor

No evento, junto aos juízes Giovane Rymsza e Amanda Cristina Lam Staczuk, estiveram a prefeita Alcione Lemos, presidente da Câmara José Marcos Pessa Filho, secretária da SMECEL, Erla Maria Ribeiro de Mello, vereadora Verli Ribas, diretoras, professores e turmas dos premiados. Na ocasião a prefeita Alcione e a secretária Erla valorizaram a iniciativa do projeto, que soma esforços com a Administração Municipal no ensino de valores de cidadania e justiça.

Histórico - O “Programa Justiça se Aprendem na Escola” surgiu da constatação, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do desconhecimento da maior parte da população das atribuições e funcionamento do Poder Judiciário. Neste sentido, o objetivo da ação é conscientizar professores e estudantes, alcançando também seus pais e responsáveis, sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.

A produção local desta edição foi uma redação, resultado do estudo em sala de aula, dos temas “Justiça e Cidadania”, atividade apoiada por uma apostila do TJ-PR, entre outros recursos pela equipe docente. Confira quem são os 22 alunos autores das melhores redações deste ano:

Alunos finalistas: